Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Matrículas SISU 2021.2: envio de documentação de requisitos de cotas encerra nesta sexta (13)

Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 17h54

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) publicou nesta quinta-feira (12) o aditivo que prorroga o período da submissão de Matrícula Institucional, das Análises e Resultado dos Recursos, para selecionados na Chamada Regular do SISU 2021.2. A mudança de datas ocorre por causa da instabilidade do provedor de internet que fonece conexão à UFPI, que deixou fora do ar site e sistemas da Instituição.

A submissão de documentos para avaliação dos requisitos de Cotas será até às 12h desta sexta, dia 13/08. Já a submissão de documentos para solicitar matrícula institucional para todos os candidatos ( ampla concorrência e cotas) será das 8h às 18 horas do dia 16/08 e das 8h às 12h do dia 17/08.

Confira aqui o novo cronograma.

Ao todo, são oferecidas 2.148 vagas para 50 cursos de graduação modalidade presencial dos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. Candidatos não selecionados na Chamada Regular têm prazo até dia 16 de agosto para manifestar interesse em participar da lista de espera, no site do SISU. A UFPI costuma fazer 4 convocações da Lista de Espera.

Submissão de documentos - Para candidatos selecionados às cotas (renda, deficiência e/ou etnia e raça), o primeiro passo é enviar documentos para comprovar os requisitos para ocupar as vagas reservadas. Depois, inicia a etapa de submissão de documentação básica para solicitar a matrícula institucional em si, tanto para candidatos cotistas (com documentos aprovados) quanto para os candidatos à ampla concorrência. Tudo é feito on-line no site de matrículas da UFPI.

Na UFPI, a primeira etapa da matrícula é chamada de "institucional" e tem o objetivo de vincular o estudante à Universidade. Há ainda a segunda etapa da matrícula, que vincula o aluno às disciplinas, chamada de “matrícula curricular", a ocorrer de 24 a 27 de janeiro, segundo o Calendário Acadêmico de 2021, também on-line (via portal do discente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas-SIGAA).

Do total de vagas oferecidas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em rede pública, conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012. A partir dessa exigência, há reserva de vagas a estudantes com renda familiar bruta per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e ainda para pessoas com deficiência.

As aulas do período 2021.2 na UFPI estão previstas para iniciar dia 7 de fevereiro de 2022.

Confira os documentos ja publicados do SISU 2021.2:

Edital UFPI Nº 9/2021 - normas e critérios de seleção para o SiSU/UFPI 2021.2
Anexo II a XIII - Documentos e declarações SiSU 2021.2
Edital PREG/UFPI nº 30/2021 - Procedimentos e Cronograma SISU 2021.2 para Chamada Regular

Clique AQUI e confira a playlist com tutoriais de como realizar a matrícula.

Dúvidas? Envie uma mensagem para o e-mail .