Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inicia nesta quarta (11) envio de documentação de matrícula para candidatos cotistas do SISU 2021.2

Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 17h22

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inicia nesta quarta-feira (11) as etapas da matrícula institucional dos calouros aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2021.2, para ingresso nos cursos de graduação dos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. O resultado da Chamada Única foi divulgada pelo SISU nesta terça (10).

Ao todo, são 2.148 vagas para 50 cursos, e os calouros selecionados devem ficar atentos aos prazos referentes à conclusão da matrícula institucional, além de observar formatos e tamanhos corretos para envio de arquivos. Todas as orientações e cronograma completo do SISU 2021.2 estão expressos nos editais publicados pela Universidade ( links abaixo). Candidatos não selecionados na Chamada Regular têm prazo de 10 a 16 de agosto para manifestar interesse em participar da lista de espera, no site do SISU. A UFPI costuma fazer 4 convocações da Lista de Espera.

Submissão de documentos - Para candidatos selecionados às cotas (renda, deficiência e/ou etnia e raça), o primeiro passo é enviar documentos para comprovar os requisitos para ocupar as vagas reservadas, no período de 11 a 12 de agosto. Depois, inicia a etapa de submissão de documentação básica para a matrícula institucional, que ocorre de 13 a 16 de agosto, tanto para candidatos cotistas (com documentos aprovados) quanto para os candidatos à ampla concorrência. Tudo é feito on-line no site de matrículas da UFPI.

Na UFPI, a primeira etapa da matrícula é chamada de "institucional" e tem o objetivo de vincular o estudante à Universidade. Há ainda a segunda etapa da matrícula, que vincula o aluno às disciplinas, chamada de “matrícula curricular", a ocorrer de 24 a 27 de janeiro, segundo o Calendário Acadêmico de 2021, também on-line (via portal do discente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas-SIGAA).

Do total de vagas oferecidas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em rede pública, conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012. A partir dessa exigência, há reserva de vagas a estudantes com renda familiar bruta per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e ainda para pessoas com deficiência.

As aulas do período 2021.2 na UFPI estão previstas para iniciar dia 7 de fevereiro de 2022.

Confira os documentos do SISU 2021.2:

Edital UFPI Nº 9/2021 - normas e critérios de seleção para o SiSU/UFPI 2021.2
Anexo II a XIII - Documentos e declarações SiSU 2021.2
Edital PREG/UFPI nº 30/2021 - Procedimentos e Cronograma SISU 2021.2 para Chamada Regular

Clique AQUI e confira a playlist com tutoriais de como realizar a matrícula.

Dúvidas? Envie uma mensagem para o e-mail .