Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente do PPGEnf recebe prêmio “Egressa Destaque” da USP

Docente do PPGEnf recebe prêmio “Egressa Destaque” da USP

Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 16h27

A Professora Rosilane de Lima Brito Magalhães, docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, recebeu o prêmio “Egressa Destaque” entregue pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

rosi.png

Rosilane de Lima Brito Magalhães se destacou dentre os inúmeros discentes do Curso de Doutorado nos últimos 10 anos por sua trajetória profissional exemplar com elevado desempenho como pesquisadora,  conquistadora de  projetos financiados por agências de fomento, dinamismo nas atividades acadêmicas, elevada produção científica e atuação em assessorias técnicas.

A docente realizou o Doutorado em Enfermagem em um convênio DINTER firmado entre a EERP/USP, a UFPI e a UFPB.  Desde a titulação como Doutora em Enfermagem (EERP/USP) quando foi orientada pela Profa. Elucir Gir, empreendeu um ritmo crescente no desenvolvimento de várias inciativas acadêmicas, no ensino, pesquisa e extensão, contribuindo fortemente com o PPGEnf/CCS/UFPI, além da capacitação de profissionais para o Estado do Piauí.

Inicio da atuação no PPGEnf:

Em 2015, Profa. Rosilane de Lima Brito Magalhães iniciou a atuação no PPGEnf/CCS/UFPI desenvolvendo estudos e pesquisas com foco na temática das IST´s e Aids, utilizando referenciais criativos e inovadores, sempre seguindo com rigor na aplicação de métodos científicos. Pela grande capacidade de articulação formou Grupo de Estudo em Doenças Infecciosas e Outros Agravos-GEDI/CNPq/UFPI, do qual atualmente é líder.

Também, faz parte de outros grupos e de redes de pesquisa nacionais e internacionais, para o desenvolvimento de estudos locais e multicêntricos, entre populações de maior vulnerabilidade. Desenvolve macro-projeto de pesquisa no qual inclui discentes de: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

Estágio Pós-Doutoral:

Como docente e pesquisadora na Enfermagem UFPI, Rosilane de Lima Brito Magalhães buscou consolidar seus estudos desenvolvendo com êxito o Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) (2020), tendo como supervisora Profa. Marli Teresinha Gimeniz Galvão, estando assim pronta para atuar em todos os níveis de pós-graduação.

Reconhecimento do PPGEnf:

A coordenação do PPGEnf/CCS/UFPI reconhece o perfil inovador, criativo, colaborativo e ético evidenciado na personalidade acadêmica da Professora Rosilane de Lima Brito Magalhães. Estas características veem sendo lapidadas desde a Graduação em Enfermagem UFPI (1996) e do Mestrado em Enfermagem, PPGEnf/CCS/UFPI (2008), consolidadas a partir da formação como pesquisadora após o Doutorado em Enfermagem pela EERP/USP (2013) e Pós-Doutorado UFC (2020).

“Queremos agradecer, parabenizar e reconhecer que nossa Profa. Rosilane de Lima Brito Magalhães é merecedora desta menção por todas as inciativas acadêmicas em favor da Ciência Enfermagem e do PPGEnf/CCS/UFPI, as quais terminam revestindo-se em favor da saúde da população piauiense”, disse professora Livramento Figueiredo em nome da Coordenação do PPGEnf/UFPI.

Palavras de gratidão

“Agradeço ao mestre dos mestres, Deus todo poderoso, a todos(as) professoras que conduziram minha formação desde a graduação até pós-doutorado, a todos(as) alunos(as) que receberam minhas orientações, pois vocês também me ensinaram muito e a todas instituições que me proporcionaram formação e qualificação, especialmente, EERP/USP, que reconheceu minha trajetória como Egressa Destaque, a nossa gratidão, pois, para mim gratidão é quando o coração diz: Obrigada”, agradeceu a Profa. Rosilane de Lima Brito Magalhães.