Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa da organização das festividades dos 200 anos da independência

UFPI participa da organização das festividades dos 200 anos da independência

Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 09h49

WhatsApp_Image_2021-08-03_at_11.52.27.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai integrar a comissão organizadora das comemorações dos 200 anos do estado do Piauí, marco que acontece no próximo ano. O colegiado foi constituído pelo Governo do Estado. A primeira reunião, no escritório da residência do governador Wellington Dias, contou com a participação do reitor Gildásio Guedes, que destacou as possibilidades da UFPI com o aporte de estudos e pesquisadores do tema, bem como de profissionais ligados a outros setores, como comunicação e eventos.

O trabalho da comissão visa elaborar ações e um calendário de atividades que ressaltem a importância dos movimentos pela independência do Brasil. “É uma preocupação muito louvável, sobretudo porque é um óbvio divisor na história brasileira”, acentuou o reitor Gildásio Guedes. Ele ressaltou especialmente o papel do Piauí nos movimentos que levaram à independência.

— As lutas pela independência no Piauí são fundamentais para a integridade do território brasileiro. Sem os acontecimentos daqui a independência não seria plena – ressalta.

Gildásio Guedes destacou a iniciativa por chamar atenção do país para esse lugar diferenciado que o Piauí ocupa nos movimentos pela independência do Brasil. A comissão será coordenada pelo secretário de Governo, Osmar Júnior, e terá ainda representantes de diversas instituições, como a Universidade Estadual e o Conselho Estadual de Cultura. O reitor Gildásio Guedes garantiu a presença da UFPI com três representantes, entre eles o jornalista Fenelon Rocha, Superintendente de Comunicação da Universidade.

Parques Tecnológico e Ambiental - No encontro no escritório residencial de Wellington Dias, o reitor Gildásio Guedes manteve conversação específica com o governador sobre projetos da Universidade que são de amplo interesse do Estado. Pontuou especialmente os projetos do Parque Tecnológico e do Parque Ambiental. Um novo encontro está sendo agendado quando a equipe da UFPI vai detalhar os projetos para a equipe do governador Wellington Dias.

“A UFPI está cumprindo seu papel de pensar a nossa realidade, de pensar o Piauí e oferecer caminhos”, disse Gildásio. Para ele, esse novo encontro será importante para estreitar as relações institucionais e ajustar objetivos comuns.