Em solenidade realizada na noite da última quinta-feira (10), no plenário da Câmara Municipal de Teresina, a professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Dr.ª Lúcia Cristina dos Santos Rosa, recebeu o Título Honorífico de Cidadã Teresinense por proposição da vereadora Cida Santiago.
A solenidade ocorreu em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental. Na sessão solene estiveram presentes personalidades da política de Teresina, amigos da homenageada e convidados. A mesa diretora foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Martins; a vereadora proponente da homenagem, Cida Santiago; a Prof.ª Dr.ª Lúcia Rosa; o Conselheiro Representante do Conselho Regional de Medicina, Dr. Alexandre Barbosa Nogueira; o representante da Associação Âncora PI de Saúde Mental, Linduarte Silva Alexandre; a representante da Gerência de Saúde do Estado, Maria do Rosário Nunes; a vereadora Graça Amorim; além do marido da Homenageada, Cristovam Belfort.
Presidindo a solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Rodrigo Martins, agradeceu a presença de todos e parabenizou a homenageada pela sua contribuição no contexto da saúde mental de Teresina. Justificando o que levou a escolha do nome da Prof.ª Lúcia Rosa a receber o titulo de cidadã teresinense, a vereadora Cida Santiago levou em conta a sua vasta contribuição e dedicação. ''Creio que o corpo docente e discente que a conhece tem um grande orgulho e a mesma visão que tenho dessa mulher que muito tem contribuído ao nosso Estado, principalmente na capital teresinense em relação a saúde mental. Tudo isso é um reconhecimento a ela, que hoje é conhecida mundialmente pelo seu trabalho", afirmou.
Relembrando toda a sua trajetória profissional, a Prof.ª Lúcia Rosa falou da importância de receber um título como este. ''Acima de tudo é um reconhecimento extramuros da importância e contribuição do trabalho, não só meu, mas da universidade. É muito bom ver que toda essa dedicação tem refletido na comunidade em que atuo", concluiu.
Natural da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo, Lúcia Cristina Rosa é graduada pela Faculdade de Serviço Social de Piracicaba, especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutora em Serviço Social também pela UFRJ.
Dentre as obras publicadas, "Transtorno mental e o cuidado na família" encontra-se na 3ª edição
Docente da UFPI desde 1989, a professora Lúcia tem contribuído para a formação de novos profissionais no Piauí e para produção literária acadêmica. Como autora, co-autora e organizadora de publicações na área de Serviço Social, destacam-se os estudos referentes às políticas e ações de saúde mental no Estado. Como no mais recente livro "Políticas e Ações de Saúde Mental no Piauí: 2000 a 2010", lançado pela Editora da UFPI (EDUFPI), no qual a professora é uma das organizadoras e co-autora de capítulo. A obra é composta por 11 capítulos escritos por docentes, discentes e profissionais, que contribuem para a preservação da memória dos acontecimentos históricos em saúde mental no cenário piauiense na primeira década do novo milênio e traz também um catálogo das produções acadêmicas em saúde mental no contexto teresinense.