Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora Lúcia Cristina Rosa recebe título de cidadã teresinense
Início do conteúdo da página

Professora Lúcia Cristina Rosa recebe título de cidadã teresinense

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Em solenidade realizada na noite da última quinta-feira (10), no plenário da Câmara Municipal de Teresina, a professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Dr.ª Lúcia Cristina dos Santos Rosa, recebeu o Título Honorífico de Cidadã Teresinense por proposição da vereadora Cida Santiago.

A solenidade ocorreu em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental. Na sessão solene estiveram presentes personalidades da política de Teresina, amigos da homenageada e convidados. A mesa diretora foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Martins; a vereadora proponente da homenagem, Cida Santiago; a Prof.ª Dr.ª Lúcia Rosa; o Conselheiro Representante do Conselho Regional de Medicina, Dr. Alexandre Barbosa Nogueira; o representante da Associação Âncora PI de Saúde Mental, Linduarte Silva Alexandre; a representante da Gerência de Saúde do Estado, Maria do Rosário Nunes; a vereadora Graça Amorim; além do marido da Homenageada, Cristovam Belfort.

Presidindo a solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Rodrigo Martins, agradeceu a presença de todos e parabenizou a homenageada pela sua contribuição no contexto da saúde mental de Teresina. Justificando o que levou a escolha do nome da Prof.ª Lúcia Rosa a receber o titulo de cidadã teresinense, a vereadora Cida Santiago levou em conta a sua vasta contribuição e dedicação. ''Creio que o corpo docente e discente que a conhece tem um grande orgulho e a mesma visão que tenho dessa mulher que muito tem contribuído ao nosso Estado, principalmente na capital teresinense em relação a saúde mental. Tudo isso é um reconhecimento a ela, que hoje é conhecida mundialmente pelo seu trabalho", afirmou.

Relembrando toda a sua trajetória profissional, a Prof.ª Lúcia Rosa falou da importância de receber um título como este. ''Acima de tudo é um reconhecimento extramuros da importância e contribuição do trabalho, não só meu, mas da universidade. É muito bom ver que toda essa dedicação tem refletido na comunidade em que atuo", concluiu.

Natural da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo, Lúcia Cristina Rosa é graduada pela Faculdade de Serviço Social de Piracicaba, especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutora em Serviço Social também pela UFRJ.

Dentre as obras publicadas, "Transtorno mental e o cuidado na família" encontra-se na 3ª edição

Docente da UFPI desde 1989, a professora Lúcia tem contribuído para a formação de novos profissionais no Piauí e para produção literária acadêmica. Como autora, co-autora e organizadora de publicações na área de Serviço Social, destacam-se os estudos referentes às políticas e ações de saúde mental no Estado. Como no mais recente livro "Políticas e Ações de Saúde Mental no Piauí: 2000 a 2010", lançado pela Editora da UFPI (EDUFPI), no qual a professora é uma das organizadoras e co-autora de capítulo. A obra é composta por 11 capítulos escritos por docentes, discentes e profissionais, que contribuem para a preservação da memória dos acontecimentos históricos em saúde mental no cenário piauiense na primeira década do novo milênio e traz também um catálogo das produções acadêmicas em saúde mental no contexto teresinense. 

 


Fim do conteúdo da página