Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa desenvolvida no LIB-UFPI é indicada para premiação pelo Comitê Editorial do periódico científico Human Imunology
Início do conteúdo da página

Pesquisa desenvolvida no LIB-UFPI é indicada para premiação pelo Comitê Editorial do periódico científico Human Imunology

Imprimir
Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 11h59

A rejeição de órgãos mediada por anticorpos direcionados a alvos conformacionais em moléculas HLA é, atualmente, um dos maiores problemas enfrentados por imunologistas em todo o mundo. Está cada vez mais claro que os padrões de reatividade dos anticorpos anti-HLA devem ser avaliados caso a caso. O problema é: HLA são as moléculas mais polimórficas e mais poligênicas em humanos e o número de estruturas proteicas cristalograficamente resolvidas ainda é incrivelmente baixo.

Visando contribuir para a solução do problema o Grupo de pesquisadores do Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular da UFPI (LIB-UFPI) em parceria com Professores doutores do IFPI e UESPI desenvolveu recentemente o banco de dados online (pHLA3D) de estruturas tridimensionais preditas de moléculas HLA (www.phla3d.com.br). O trabalho, fruto do Doutorado em Biotecnologia – RENORBIO de Deylane Menezes Teles, sob orientação dos professores Adalberto Socorro da Silva e Semiramis Jamil Hadad do Monte, resultou na publicação no prestigiado periódico internacional Human Immunology  pHLA3D: An online database of predicted three-dimensional structures of HLA molecules.

laboratorio ufpi copy

Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular da UFPI

O trabalho está atualmente entre os mais lidos pela comunidade interessada em HLA e transplantes e, considerando o número de citações, de downloads e a qualidade do paper publicado nesse periódico, foi indicado para premiação pelo Comitê Editorial do periódico científico Human Imunology.

A premiação será anunciada e concedida na sessão de prêmios do Congresso Anual Americano de Histocompatibilidade (ASHI) de 2021 em Orlando – EUA.

O Grupo destaca o apoio e reconhecimento por parte da UFPI sobre a importância acadêmica e social do Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular (LIB/CInteg-BioC UFPI), que durante essas duas décadas de implantação, apoia as tomadas de decisões nos programas de transplante de órgãos e tecidos do Brasil.

convite pesquisa transplante

Fim do conteúdo da página