Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Clínicas da Odontologia retomam atendimento em agosto

Clínicas da Odontologia retomam atendimento em agosto

Última atualização em Quinta, 15 de Julho de 2021, 09h16

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai retomar no próximo semestre letivo, a partir de 25 de agosto, o funcionamento das clínicas do Curso de Odontologia, que voltam a prestar atendimento à população. Segundo o vice-reitor e Presidente do Comitê Gestor de Crise da UFPI, Viriato Campelo, estão asseguradas as condições para reabertura dos serviços.

WhatsApp_Image_2021-07-14_at_09.51.07.jpeg

Vice-Reitor e Presidente do CGC/UFPI, Viriato Campelo

“ A retomada ocorrerá seguindo todos os protocolos de biossegurança da covid-19, sob assessoramento do Comitê Gestor de Crise da UFPI. Reforçamos ainda que o retorno está sendo possível graças ao avanço da vacinação para trabalhadores da Educação e para praticamente 100% dos alunos da saúde em atividades teórico-praticas”, avaliou o vice-reitor.

As condições para a retomada dos atendimentos foram discutidas em reuniões entre a Administração Superior, a direção do CCS, a coordenação do Curso e alunos.

Conclusão de reformas e adaptação das clínicas - O reinício das atividades nas clínicas ocorrerá após um conjunto de reformas executadas para adequar os espaços para voltar a receber professores, técnicos, alunos e pacientes, com todas as providências sendo tomadas tanto para adaptação da estrutura como no reforço das medidas de proteção às pessoas.

WhatsApp_Image_2021-07-15_at_08.52.22.jpeg

Obras de adaptação da Clínica Multidisciplinar IV "Engate", da Odontologia, concluídas para voltar a receber a comunidade acadêmica

A Universidade avança para conclusão de serviços como instalação de pias, lavatórios, dispensers e totens de alcool em gel, tapetes, além da contrução de vestiários, execução de pintura e colocação de divisórias de acrílicos para reforçar a separação entre os espaços, como as cadeiras de atendimento.

“No momento, já estamos com uma das clínicas recuperada para uso, ou seja, nós garantimos seu retorno. E, até o dia 25 de agosto, estamos empenhados, de maneira integral, com respaldo da Administração Superior, para concluir as outras clínicas dentro das possibilidades da Instituição.”, disse Viriato Campelo. “Os professores e alunos do curso estão cientes dessas questões, do nosso esforço de retorno das atividades presenciais clínicas” completou.

retornoodonto-8_copy_copy.jpg

Aulas práticas em laboratório da Odontologia, retomadas no final de maio deste ano

Conclusão das aulas práticas do semestre  – Retomadas no final de maio, as aulas práticas em três laboratórios da Odontologia estão na reta final para encerramento do semestre 2020.2. Conforme planejado, os professores ministraram as aulas remotas das disciplinas ofertadas em fevereiro, no formato híbrido, e agora estão concluindo a parte prática.

“Nós, da Administração Superior, conseguimos colocar em funcionamento três laboratórios do curso, mas com a presença apenas de manequins. E isso foi perfeitamente correspondido por parte dos alunos e docentes. Agora essas atividades se encaminham para conclusão do semestre”, declarou o vice-reitor, Viriato Campelo.

“A ofertas das disciplinas feita no início do ano considerou que estávamos vivendo um cenário mais agressivo da pandemia, em que a vacinação de trabalhadores e estudantes sequer tinha iniciado. Mas, para o novo semestre, as perspectivas são mais favoráveis. E a retomada das clínicas, com todo planejamento e segurança, é resultado disso”, avalia a Profa. Kelly Palombit, diretora Pró-Tempore do CCS.