Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI reforça ações para a transparência de informações

UFPI reforça ações para a transparência de informações

Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 09h51

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem buscado manter um diálogo permanente com seus públicos e a transparência das informações. Como resultado dessa atuação, a Instituição foi bem avaliada pelo Guia de Transparência Ativa (GTA) da Controladoria Geral da União (CGU), cumprindo cerca de 86% dos itens de transparência ativa e ocupando a posição 62 dentre as 306 instituições avaliadas para o ranking de cumprimento. Transparência ativa é o princípio que exige de órgãos e entidades públicas a divulgação de informações de interesse geral, independentemente de terem sido solicitadas.

A Ouvidoria, canal de comunicação direto entre o docente, discente e a comunidade externa com a UFPI, tem um papel determinante no relacionamento com os públicos e transparência das informações. O setor recebe reclamações, denúncias, elogios, sugestões, solicitações ou pedidos de informação sobre os serviços prestados à comunidade universitária e encaminha aos setores envolvidos, garantindo sigilo das informações, respeito à crença e cortesia no trato e procede as devolutivas às instâncias originárias. “A Ouvidoria e o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) da UFPI fortalecem as boas práticas de governança com transparência de informação e uma gestão orientada para resultado”, destaca a ouvidora da UFPI, professora Maryneves Area Leão.

WhatsApp_Image_2021-07-13_at_19.33.46.jpeg

Ouvidora da UFPI, professora Maryneves Area Leão

A ouvidora tem o papel de mediadora entre partes conflitantes no ambiente universitário, buscando o resgate da cidadania ao tempo em que monitora o objeto das demandas. “A Ouvidoria, como um canal de diálogo cidadão, garante o direito do cidadão à informação, preservando suas identidades e fortalecendo os canais de diálogo dentro e fora da Instituição”, informa a professora Maryneves Area Leão.

A ouvidora ocupa também na UFPI os cargos de autoridade de monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI), que deve assegurar o cumprimento eficiente e adequado das normas da LAI, e de gestor do SIC, atendendo aos pedidos de acesso à informação.

Demandas da Ouvidoria – No primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria recebeu 980 demandas entre pedidos de informações, críticas, denúncias, reclamações, elogios e outras, com respostas a 931 destas demandas. Pelo canal Fala.br foram 36 demandas, com 30 já respondidas.

Segundo a ouvidora Maryneves, a comunicação entre a UFPI e seus públicos aumentou neste período de pandemia e o setor tem como meta para o segundo semestre deste ano reduzir ainda mais os prazos de respostas. “Estamos em constante diálogo para que no final do ano de 2021 estejamos fortalecidos interna e externamente como um canal de comunicação com o público e com as nossas metas claras e resultados refletidos em nossos relatórios.”

A ouvidora Maryneves Area Leão frisou, ainda, a importância do trabalho coordenado da Instituição para atender adequadamente às demandas de acesso às informações. “É importante a informação no site e nos diálogos permanentes, o tema como pauta das reuniões do reitor com os gestores e a mobilização para a importância do atendimento à LAI.”

Para ter acesso à Ouvidoria, o público pode utilizar os seguintes canais: via SIGAA (acesse aqui), e-mail:, telefone: (86) 3237-2104, página da Ouvidoria (acesse aqui), Fala.br (acesse aqui) Transparência ativa (acesse aqui) e site dos Dados abertos (acesse aqui).

Acesse a página da Ouvidoria e saiba mais sobre o serviço.