Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 4ª edição da revista cultura da UFPI Oxente! está no ar

4ª edição da revista cultura da UFPI Oxente! está no ar

Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2021, 12h14

revistaoxente.png

Está disponível a 4ª edição da revista digital Oxente! desenvolvida por estudantes do sétimo período do Curso de Jornalismo da UFPI. A revista consiste em uma experiência jornalística com foco em narrativas híbridas em que se misturam estéticas e gêneros. A Oxente! é uma revista de jornalismo cultural, mas o seu estilo de narrar se aproxima do jornalismo literário contemporâneo.

Com três edições publicadas em janeiro, fevereiro e março, respectivamente, a revista foi desenvolvida na disciplina Jornalismo Especializado II e contou com orientação da Profa. Dra. Ana Regina Rêgo. As edições anteriores podem ser acessadas pelo público, clique aqui.

O editorial desta edição aborda a diferença temporal em que a publicação atual sai em julho de 2021, porém é referente à atividade letiva do segundo semestre de 2020. A pandemia de COVID-19 veio a transformar as relações sociais afetando não só as aulas presenciais, mas todas as formas de contato e interação entre as pessoas.

“Como dito, neste julho de 2021 estamos concluindo o ano letivo de 2020 e fora das salas de aula virtuais contabilizamos quase 530 mil brasileiros mortos por Covid-19. Algumas incertezas e angústias se aprofundam, outras se tornam certezas, enquanto o Brasil segue à deriva, sem uma gestão digna de seu povo que possa nos dar esperança de dias melhores” - excerto do editorial da Oxente!

Apesar dos problemas enfrentados da atualidade, os estudantes que atuaram na nova edição da revista Oxente! brindam com narrativas ricas em afetividades, em histórias e memórias que servem de alento nesses dias sombrios.

Contando com 54 páginas, os leitores poderão imergir na cultura gastronômica piauiense, emocionar-se com as histórias de quem faz circo no Brasil, dançar no ritmo de quadrilha junina, e conhecer o incrível universo da cultura ballroom em Teresina. Vale frisar que as matérias trazem uma abordagem analítica e crítica em relação aos produtos culturais que abordam, como também, em relação às temáticas tratadas pelos referidos produtos.

A equipe de reportagem é composta por Allícia Nascimento, Diego Vieira, Jardenia Rosa, Karolene Veras, Laysa Mourão, Marta de Sousa, Sara Nascimento, Valentina de Moraes; diagramação e edição: Diego Viera e Karolene Veras; editora-chefe: Ana Regina Rêgo.

Confira a quarta edição da Oxente! aqui.