Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Prefeitura de Aroazes busca UFPI para instalação de polo UAB no município; Reitor Gildásio confirma interesse na parceria

Última atualização em Quinta, 08 de Julho de 2021, 17h37

reuniaoaroazes-4_copy.jpg

O Reitor Gildásio Guedes e a diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Livia Nery, participaram nesta quinta (8) de reunião com representantes da Prefeitura de Aroazes para abrir tratativas sobre o interesse do município de sediar um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPI) para oferta de cursos de ensino superior no município, distante cerca de 230 km de Teresina.

Estiveram no Salão Nobre da Reitoria o secretário de Meio Ambiente de Aroazes, Oton Soares, representando o secretário de Educação do município; e o professor aposentado da UFPI, Deocleciano Guedes, que é natural da região.

No encontro, o Reitor Gildásio Guedes explicou que, além de oferecer estrutura física, o município precisa conquistar a liberação de funcionamento do polo pela Capes.

reuniaoaroazes-14_copy.jpg

Reitor Gildásio Guedes

" A UFPI compreende seu papel de democratizar o acesso à Educação Superior nos municípios, levando transformação de vida e aperfeiçoando vocações para construir mais desenvolvimento. A Universidade abraça a causa de Aroazes. De nossa parte, já fica o aceite", declarou o Reitor.

No encontro, o secretário Oton Soares enfatizou que o município de Aroazes busca parceria com a UFPI para fortalecer as possibilidades de formação superior e de qualificação profissional para seus habitantes e também a moradores de cidades vizinhas. Segundo ele, as cidades do entorno como Prata, São Félix, São Miguel da Baixa Grande e Santa Cruz dos Milagres somam público de cerca de 20 mil pessoas a ser beneficiadas com a instalação de um polo da Educação Aberta do Brasil/UFPI em Aroazes.

reuniaoaroazes-10_2.jpg

Secretário de Meio Ambiente de Aroazes, Oton Soares

"Já estamos nos movimentando para avançar na parceira. A Prefeitura está reformando uma escola cedida pelo Governo do estado para que possa abrigar o polo. Estamos também montando uma biblioteca com inumeras obras.", disse o secretário Oton Soares.

A diretora do CEAD, Profa. Lívia Nery, explica que em breve fará uma visita ao município para melhor conhecer a realidade local, avaliar as instalações do prédio que pode vir a sediar o polo, além de averiguar as condiçoes de internet. " A partir dessa visita, a Universidade informa que tem interesse de participar da demanda do município, e o municipio faz a gestão do credenciamento junto à Capes", diz.

Para a escolha dos cursos oferecidos no polo, a demanda também tem participação ativa da Prefeitura, detalha Lívia. " A Universidade dispõe de 17 opções de curso de graduação a distancia, que são apresentadas ao município. Geralmente, há a realizaçao de uma consulta e o municipio também avalia sua vocação para, a partir disso, demandar tambem as especificidades dos cursos. Enquanto isso, tramita junto à Capes o pleito de autorizaçao de funcionamenro do polo para a política UAB na cidade., finaliza a Diretora. A tramitação na Capes para liberaro funcionamento de um novo polo UAB costumar levar seis meses, em média.

reuniaoaroazes-18_copy.jpg

Equipe de Aroazes é recebida na Reitoria; Prefeito Universitário também acompanhou visita