Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cursos da UFPI são bem avaliados no ENADE

Cursos da UFPI são bem avaliados no ENADE

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou nesta segunda-feira (07) o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) referente ao ano de 2012. Entre os cursos avaliados, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) obteve nota cinco no curso de Direito; nota quatro nos cursos de Jornalismo, Design, Contábeis, Psicologia e Turismo.

O MEC utiliza índices que variam de 0 a 5 pontos para avaliar a qualidade do ensino superior de todas as instituições do Brasil. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é necessário alcançar nota de 3 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias.

Avaliado com a nota máxima, o curso de Direito da UFPI se mantem como referência do ensino superior na área. "A nota máxima na avaliação do MEC é fruto de um trabalho conjunto: professores qualificados e compromissados, das várias áreas jurídicas, muitos deles pesquisadores, funcionários responsáveis e, acima de tudo, um corpo discente diversificado e de alto nível, com alunos do Piauí e de outros estados, construíram mais um belo resultado para o Direito e para a Educação de qualidade do Piauí. Nosso curso continua como um dos melhores cursos do Brasil", afirmou o coordenador do curso de Direito da UFPI, Sebastião Costa.

O ENADE é realizado, anualmente, e, em 2012, avaliou os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo, além dos cursos superiores tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Participaram do ENADE 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições públicas e privadas.

Em comparação com o desempenho de 2009, último ano em que os mesmos cursos foram avaliados, a UFPI manteve os índices. Vale ressaltar que o conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), com previsão de divulgação para o final deste mês.

Confira o resultado nacional do ENADE 2012.