Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes garante ações para fortalecer ambiente de inovação na UFPI  
Início do conteúdo da página

Reitor Gildásio Guedes garante ações para fortalecer ambiente de inovação na UFPI  

Imprimir
Última atualização em Quarta, 07 de Julho de 2021, 07h04

reuniaoembate.jpg

A UFPI avança em ações para auxiliar seus pesquisadores a materializar em produtos iniciativas de tecnologia e inovação, fruto de pesquisas científicas desenvolvidas na Instituição. Em reunião nesta terça-feira (06/07), o Reitor Gildásio Guedes tratou de iniciativas da gestão para fortalecer a pré-incubação de ideias por meio de lançamento de editais pela Universidade.

reuniaoembate-9.jpg

Reitor da UFPI Gildásio Guedes

A preocupação, segundo o Reitor, é apoiar o esforço de pesquisadores da UFPI em projetar para além dos muros da UFPI soluções reais para a vida das pessoas, a partir da pesquisa, tecnologia e inovação. “Vamos tomar todas as medidas para acelerar o desenvolvimento de produtos e o surgimento de novas empresas para fomentar a verdadeira transferência de tecnologia da academia para o benefício da sociedade”, disse Guedes.

A reunião contou com a participação do coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI, Anderson Lobo; do diretor da Incubadora da UFPI - INBATE e Professor do PROFNIT, Lívio Nunes; e da assessora da PROPESQI, a economista Eliciana Vieira.

Na reunião, foi apresentada como proposta para desenvolver a pré-incubação de iniciativas o lançamento de um edital “de fluxo contínuo” para apoiar propostas de pesquisadores. O edital deve ser anual e ter datas mensais, por exemplo, para realização de reuniões de comitês para analisar os projetos inscritos.

Ideias que já possuem empresas interessadas devem ter prioridade na pré-incubação, explica a PROPESQI. “A Universidade será parceira na geração, por exemplo, de um novo produto em parceria com uma empresa já interessada em viabilizar a comercialização dessa tecnologia”, esclarece o Prof. Anderson Lobo. “A Universidade em nenhum momento vai barrar nenhum interesse, mas terá prioridade quem já trouxer uma parceria engatada”, afirmou a assessora da PROPESQI, Eliciana Vieira.

Fim do conteúdo da página