Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Plano de Transformação Digital da UFPI é aprovado pelo Governo Federal

Plano de Transformação Digital da UFPI é aprovado pelo Governo Federal

Última atualização em Quinta, 08 de Julho de 2021, 12h11

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), recebeu da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD) a aprovação do Plano de Transformação Digital da Universidade. O plano atende a uma determinação do Governo Federal e traz a relação de serviços prestados pela Universidade passíveis de transformação digital.

Dentre as ações previstas, está a unificação dos canais digitais, como o acesso aos Sistemas SIG (SIGAA, SIPAC, SIGRH, e outros) por meio do login único da Plataforma Gov.br. Com isso, é necessário que professores, técnicos e alunos realizem o cadastro de login único Gov.br para ter acesso aos sistemas. O superintendente da STI, professor Jaclason Machado Veras, informou que, nessa fase de transição, os usuários terão acesso aos Sistemas SIG com a senha já cadastrada no sistema e também pelo login único Gov.br, até que o Governo Federal determine a exclusividade do acesso pelo login único Gov.br.

WhatsApp_Image_2021-07-06_at_09.45.05.jpeg

Superintendente da STI, professor Jaclason Machado Veras

O portal Gov.br será a entrada única para as páginas institucionais da administração federal, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais. O superintendente Jaclason Machado Veras destacou os benefícios do novo canal. “A questão da segurança de dados, já que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) tem um sistema de segurança de alta performance, e a integração dos serviços do executivo federal. Com a mesma senha, os usuários poderão ter acesso a diversos sistemas, não apenas ao SIGAA, mas a outros serviços e sistemas do Governo Federal”, destacou.

Cadastro no Gov.br – São disponibilizadas seis formas de cadastro para o usuário: 1. pelo aplicativo Meu gov.br; 2. por meio dos bancos credenciados; 3. por meio do internet banking dos bancos conveniados; 4. com as informações básicas do cidadão; 5. com o Certificado de Pessoa Física (CPF) do Cidadão; e 6. por meio do Certificado em Nuvem.

Veja no vídeo como fazer o seu cadastro:

print_com_play.png

Plano de Transformação Digital da UFPI – O documento revela que a Instituição já avançou na digitalização de alguns processos, como matrículas e assistência estudantil, e estabelece prazos para a integração ou transformação dos serviços para o canal digital. “Vários serviços serão implantados, como o diploma digital, e vão impactar no que a Universidade oferece hoje”, informou o coordenador de Sistemas da UFPI, Wesley Nóbrega.

WhatsApp_Image_2021-07-06_at_09.57.55.jpeg

Coordenador de Sistemas da UFPI, Wesley Nóbrega

De acordo com o Plano, a UFPI tem até dezembro de 2022 para a conclusão de todos os projetos. Wesley Nóbrega destacou que o futuro será a integração dos sistemas do Governo Federal. “Será um passo importante para essa nova cara que tem o serviço público hoje, que é digital, seguro e disponível”, frisou.