Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI amplia produção de energia solar com inauguração de usinas fotovoltaicas

UFPI amplia produção de energia solar com inauguração de usinas fotovoltaicas

Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 09h08

WhatsApp_Image_2021-07-01_at_14.01.46.jpeg

Paines solares instalados no Prédio da Biofísica (à frente) e no Departamento de Morfologia (ao fundo)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) amplia a geração de energia limpa e sustentável para abastecer o Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. Foram inauguradas nesta quinta-feira (1º/07) quatro novas usinas para produção de energia solar, que vão resultar em uma economia de aproximadamente R$ 500 mil por ano à Instituição.

De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales, as usinas fotovoltaicas são compostas de 1440 painéis solares, com capacidade de produção de energia de 846 MWh/ano. Foram investidos mais de R$ 2,2 milhões, recursos descentralizados recebidos do MEC para melhoria da infraestrutura da Universidade.

“A inauguração da usina reforça da preocupação da UFPI com o meio ambiente, ao apostar na produção de energia limpa, que preserva o futuro do planeta”, avalia o Pró-reitor Luis Carlos Sales. Ele enfatiza também que a instalação de novas usinas “demonstra a eficiência da gestão na busca pela sustentabilidade financeira da Universidade”.

WhatsApp_Image_2021-07-01_at_14.02.51.jpeg

Instalação das placas fotovoltaicas solares nos prédios de Ciência dos materias (ao fundo) e Centro Integrado IV

Os módulos geradores de energia solar fotovoltaica foram instalados em quatros edifícios do Campus sede: Departamento de Morfologia, Prédio da Biofísica, Centro Integrado IV e Ciência dos Materiais.

“Nossa expectativa é ampliar cada vez mais a oferta de energia solar para atender às necessidades da comunidade acadêmica, trazendo esse olhar socialmente responsável para os novos projetos da Instituição, além de buscar a economia de recursos financeiros”, diz Sales.