Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cine Saúde do curso de Educação Física promove palestra sobre adicção em drogas

Cine Saúde do curso de Educação Física promove palestra sobre adicção em drogas

Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 08h33

O dia 26 de junho foi estabelecido pela ONU como Dia Internacional contra o abuso e tráfico de drogas. O Cine saúde aproveitou a pertinência do tema no mês e realizou uma palestra sobre o assunto na última quarta-feira (30). A data tem o objetivo de conscientizar sobre os problemas desencadeados por estas substâncias, que podem ser introduzidas, inaladas, ingeridas ou injetadas, provocando alterações no funcionamento do organismo. O Cine Saúde abordou o tema ilustrado no filme “O Vencedor”, do ano de 2010, dirigido por David O. Russell,  e convidou o Prof. Maurício Pires de Moura do Amaral, do Curso de Farmacologia da UFPI, para palestrar sobre o assunto.

Palestra copy

Palestra reuniu alunos e professores para debaterem sobre o tema

O Prof. Maurício destacou que as drogas podem ter efeitos benéficos (droga-medicamento) ou maléficos (droga-tóxico). Algumas drogas têm potencial para desenvolverem a dependência. Ainda com relação a aspectos conceituais, as drogas podem ser classificadas em drogas de abuso (que não são prescritas) e, sob aspecto jurídico, drogas lícitas (álcool, tabaco, cafeína e solventes) e ilícitas (cocaína, maconha, LSD). Já considerando os efeitos dessas substâncias sobre o sistema nervoso central (SNC), as drogas podem ser ditas psicoestimulantes (cocaína, anfetaminas), depressoras do SNC (álcool, opiáceos, ansiolíticos, hipnóticos) ou perturbadoras do SNC (alucinógenos).

Palestra2

O Prof. Maurício Amaral foi convidado para ministrar a palestra

Inúmeros são os motivos que levam as pessoas a consumirem esses tipos de substâncias: sentir euforia, acabar com o tédio, fugir da realidade que vive, ter a sensação de pertencer a um grupo etc. É particularmente neste aspecto que estão inseridos muitos adolescentes que se tornaram dependentes químicos, caracterizando o quadro de adicção, ou seja, desequilíbrios cerebrais associados à dependência de uma substância ou atividade, ainda que o comportamento esteja associado a consequências nocivas.

Para o extensionista Marcos Vinicius, a palestra tratou de um tema relevante para os futuros profissionais de Educação Física, já que muitos irão lidar com adolescentes, que por vivenciarem uma fase de mudanças intensas e de descobertas, estão predispostos ao consumo tanto de drogas lícitas, quanto ilícitas. O discente acrescenta que por serem estudantes do curso de licenciatura, devem ter tais conhecimentos para desenvolverem atividades educativas que envolvam família e escola na promoção da saúde.

Palestra 3

Palestra abordou aspectos importantes do tema

O Cine Saúde é um projeto de extensão desenvolvido por alunos do Curso de Educação Física da UFPI, sob coordenação da Profa. Dionis Machado, e que a cada mês divulga um tema em saúde usando um filme específico para adentrar a questão. Igualmente promove palestras mensais sobre estes temas e divulga informação em saúde em seu Instagram @cinesaudeufpi. Acesse a rede social do projeto e saiba mais.