O dia 26 de junho foi estabelecido pela ONU como Dia Internacional contra o abuso e tráfico de drogas. O Cine saúde aproveitou a pertinência do tema no mês e realizou uma palestra sobre o assunto na última quarta-feira (30). A data tem o objetivo de conscientizar sobre os problemas desencadeados por estas substâncias, que podem ser introduzidas, inaladas, ingeridas ou injetadas, provocando alterações no funcionamento do organismo. O Cine Saúde abordou o tema ilustrado no filme “O Vencedor”, do ano de 2010, dirigido por David O. Russell, e convidou o Prof. Maurício Pires de Moura do Amaral, do Curso de Farmacologia da UFPI, para palestrar sobre o assunto.
Palestra reuniu alunos e professores para debaterem sobre o tema
O Prof. Maurício destacou que as drogas podem ter efeitos benéficos (droga-medicamento) ou maléficos (droga-tóxico). Algumas drogas têm potencial para desenvolverem a dependência. Ainda com relação a aspectos conceituais, as drogas podem ser classificadas em drogas de abuso (que não são prescritas) e, sob aspecto jurídico, drogas lícitas (álcool, tabaco, cafeína e solventes) e ilícitas (cocaína, maconha, LSD). Já considerando os efeitos dessas substâncias sobre o sistema nervoso central (SNC), as drogas podem ser ditas psicoestimulantes (cocaína, anfetaminas), depressoras do SNC (álcool, opiáceos, ansiolíticos, hipnóticos) ou perturbadoras do SNC (alucinógenos).
O Prof. Maurício Amaral foi convidado para ministrar a palestra
Inúmeros são os motivos que levam as pessoas a consumirem esses tipos de substâncias: sentir euforia, acabar com o tédio, fugir da realidade que vive, ter a sensação de pertencer a um grupo etc. É particularmente neste aspecto que estão inseridos muitos adolescentes que se tornaram dependentes químicos, caracterizando o quadro de adicção, ou seja, desequilíbrios cerebrais associados à dependência de uma substância ou atividade, ainda que o comportamento esteja associado a consequências nocivas.
Para o extensionista Marcos Vinicius, a palestra tratou de um tema relevante para os futuros profissionais de Educação Física, já que muitos irão lidar com adolescentes, que por vivenciarem uma fase de mudanças intensas e de descobertas, estão predispostos ao consumo tanto de drogas lícitas, quanto ilícitas. O discente acrescenta que por serem estudantes do curso de licenciatura, devem ter tais conhecimentos para desenvolverem atividades educativas que envolvam família e escola na promoção da saúde.
Palestra abordou aspectos importantes do tema
O Cine Saúde é um projeto de extensão desenvolvido por alunos do Curso de Educação Física da UFPI, sob coordenação da Profa. Dionis Machado, e que a cada mês divulga um tema em saúde usando um filme específico para adentrar a questão. Igualmente promove palestras mensais sobre estes temas e divulga informação em saúde em seu Instagram @cinesaudeufpi. Acesse a rede social do projeto e saiba mais.