Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora lança livro sobre Educação Ambiental no sertão do Piauí

Professora lança livro sobre Educação Ambiental no sertão do Piauí

Será lançado no dia 17 de março, o livro O ELOGIO DO COTIDIANO: A educação ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertão do Piauí, da professora Drª. Sádia Gonçalves de Castro.

Sádia Castro é atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e tem graduação em Comunicação Social pela UFPI, mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com foco em Educação Ambiental.

O livro faz parte de uma lista seleta de pesquisas etnográficas que, a partir de sua publicação, deve se tornar referência na Área de Educação, pois tem a virtude de aproximar o fazer da antropologia com o fazer do pesquisador da área de educação. A escrita do trabalho, embora mantendo o rigor de um relatório de cunho científico, consegue apresentar semelhanças com o texto literário. A leveza do texto é marcada pela plasticidade poética e por imprimir uma narrativa quase cinematográfica, uma vez que a autora faz questão de descrever, com riqueza de detalhes, as pessoas, os lugares, os espaços escolares e, sobretudo, a caatinga encravada no entorno da famosa Serra da Capivara no sudeste do Piauí.

O lançamento acontece na livraria Anchieta, às 19 horas.