Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGFIL abre nesta sexta (2) ciclo de palestras sobre filosofia prática, linguagem, conhecimento e mundo

Última atualização em Segunda, 28 de Junho de 2021, 10h58

WhatsApp_Image_2021-06-28_at_10.54.09.jpeg

Será realizado na próxima sexta (02/07), às 16 horas, a primeira edição do evento “Diálogos Filosóficos PPGFIL/UFPI”, que contará com conferência do professor emérito da Universidade Federal do Ceará e docente permanente do PPG em Filosofia da UFC, Manfredo Oliveira. A atividade dá início a uma série de palestras mensais on-line com professores conferencistas convidados de outros PPGs para tratar sobre temas ligados às linhas de pesquisa de PPGFIL (Filosofia Prática e Linguagem, conhecimento e mundo). A cada edição, um docente do PPGFIL fará a mediação. Os eventos ocorrerão sempre na primeira sexta-feira do mês, ao longo do segundo semestre de 2021, às 16h, com transmissão pelo canal do PPGFIL no YouTube.

Na primeira edição do evento, no dia 2 de julho, os mediadores da atividade serão os docentes Jozivan Guedes e Juliano Oliveira, ambos da UFPI.

Sobre o conferencista - Manfredo Oliveira é doutor em filosofia pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique, tem vasta publicação na área de Filosofia e Teologia, tendo quase 8 dezenas de artigos publicados, além de obras centrais no estudo de Filosofia, em Língua Portuguesa, como os Ética e Sociabilidade, Ética e racionalidade moderna, A Filosofia na crise da modernidade e Reviravolta Linguístico-Pragmática na Filosofia Contemporânea.

Para o professor José Elielton de Sousa, coordenador do PPGFIL, o objetivo do evento "é chamar atenção do público para as discussão que a filosofia vem realizando atualmente, especialmente aquelas ligadas às pesquisas em andamento no Programa, bem como estreitar os laços entre os pesquisadores dos PPG’s de outras instituições, contribuindo assim para o enriquecimento da pesquisa filosófica no país através do debate qualificado entre os(as) palestrantes convidados e os docentes do PPGFIL”.