Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade de abertura do X Atelier UFPI ALASS fortalece a produção do conhecimento: Educação, Saúde e Questão Social no Sus

Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 19h50

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (25/06) a solenidade de abertura do X Atelier UFPI ALASS ( Associação Latina de Análise dos Sistemas de Saúde) Pesquisa e Produção do Conhecimento: Educação, Saúde e Questão Social no SUS. Atividade aberta ao público interessado na temática da Saúde no SUS, o evento tem objetivo de reunir profissionais que partilham suas experiências e suas habilidades para resolver problemas próprio do sistema sanitário. colocando em questão a produção do conhecimento em nível nacional e internacional.

O evento é coordenado pelo Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, em parceria entre a Universidade Federal do Piauí e a Associação Latina de Análise de Sistemas de Saúde. Entre os participantes da solenidade de abertura, estiveram a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, representando a Administração Superior, e a Professora Edna Maria Goulart Joazeiro, Coordenadora-Geral dos Ateliês UFPI ALASS.

Durante a manhã de atividades, ocorreu a aula magna Desafios da pós-graduação e da pesquisa em Serviço Social em Tempos de Crise e Pandemia, com a Profa. Jane Cruz Prates, do PPG em Serviço Social, da PUC-RS, e a Profa. Edna Maria Joazeiro, Coordenadora do evento.

De acordo com a Prof.ª Edna Maria Goulart Joazeiro, Coordenadora-Geral dos Ateliês UFPI ALASS, "não se faz ciência sobre fronteiras, faz-se ciência para alargá-las. Para chegar a novas perspectivas, é necessário ter dialógos, construir pontes e derrubar muros, afinal de contas a ciência existe para preservar, para narrar e para construir histórias. Os sistemas únicos de saúde são a forma de fazer emergir, construir e defender a saúde como um bem maior. Por isso, nossa aliança com a ALASS, pois compartilhamos essa convicção de que os sistemas de saúde públicos convertem a saúde no bem e jamais em mercadoria'', pontua.

WhatsApp Image 2021 06 25 at 14.45.40

Prof. Edna Maria Goulart Joazeiro, Coordenadora-Geral dos Ateliês UFPI ALASS

Em sua fala, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, destacou o impacto positivo que o trabalho dos pesquisadores pode produzir na construção de soluções para os desafios na área da Saúde. "Esse trabalho em rede é muito importante, para ampliar a ação e conseguirmos soluções para resolver problemas tão importantes relacionados à saúde, principalmente, nesse momento de instabilidade emocional que vemos como é primordial a saúde, a pesquisa e a grande importância dos cientistas. A UFPI intensifica ações de internacionalização, por meio da assessoria internacional, e a ALASS trata de temas que são fundamentais ao conhecimento das questões relacionadas ao fortalecimento da Saúde", explica.

WhatsApp_Image_2021-06-25_at_19.15.51_1.jpeg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A Universidade Federal do Piauí é uma instituição pública consagrada à internacionalização de diversos projetos, seja por meio de intercâmbios, congressos, comitês e centenas de trabalhos científicos apresentados ao longo de sua história. A educação superior de qualidade tem um importante papel na divulgação externa do país e de pesquisas acadêmicas, um dos pilares fundamentais da Instituição. E a Alass trata de temas que são primordiais para o conhecimento das questões que são relacionadas ao fortalecimento da saúde.