Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ginásio da UFPI coloca Teresina no circuito internacional de Badminton

Ginásio da UFPI coloca Teresina no circuito internacional de Badminton

Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 15h35

WhatsApp Image 2021 06 24 at 09.36.14

A Universidade Federal do Piauí é uma das maiores incentivadoras do Badminton piauiense, esporte que mais projeta o nome do estado nos cenários nacional e internacional. A Instituição abriga um dos maiores ginásios de Badminton da América Latina, e agora o Complexo Esportivo da UFPI, localizado no Setor de Esportes, vai ser sede de competições internacionais.

Com a inauguração oficial das instalações, que ocorre no próximo mês de julho, Teresina foi incluída pela Federação Mundial de Badminton (BWF) no Circuito Internacional, e em setembro, será realizada a primeira competição oficial internacional no Piauí.

O reitor Gildásio Guedes faz questão de reforçar o empenho da UFPI em oferecer total apoio ao desenvimento do esporte no estado. " A UFPI segue oferecendo todo o apoio da infraestrutura do Complexo de Badminton aos atletas do Piauí, incentivando o desenvolvimento da prática esportiva entre os jovens do estado, que ocupam cada vez mais lugares de destaque em competições regionais, nacionais e internacionais", disse.

WhatsApp Image 2021 06 24 at 09.36.15 1

Complexo possibilita realização de competição internacional

Estrutura - O complexo da UFPI recebeu investimentos de aproxidamente R$ 6 milhões, verba oriunda do Governo Federal. Os equipamentos esportivos sao de primeira linha e certificados internacionalmente. O ginásio conta com 6 quadras, laboratórios de performance e fisioterapia, academia de ginástica, gabinetes para médicos, nutricionistas e psicólogos, além de auditório, secretaria, sala de reunião e dormitórios para 24 pessoas. É um edifício inteiramento climatizado. Atualmente, recebe recursos financeiros para desenvolvimento do esporte e treinamento da seleção brasileira.

Em visita às instalações do Complexo, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Debora Dettman, destacou que a nova sede de Badminton da UFPI servirá como celeiro para os atletas do Piauí. “Possui estrutura impecável que permite performances de alto desempenho, tendo em vista dispor de técnicos e equipe multidisciplinar de professores da UFPI para monitorar e acompanhar o desenvolvimento de cada esportista, que na maioria são atletas das escolas públicas da capital e isso contribuirá demais com os objetivos extensionistas”. Para a Pró-Reitora, as instalações representam o que se espera de um país que leva a sério o esporte e deseja competir em nível internacional.

Para o Coordenador de Cultura e Esporte da UFPI, Sergio Galan, abrigar competições internacionais é um orgulho para nosso estado, para Teresina e, principalmente para a UFPI. “Também recompensa o incentivo da Universidade junto à Confederação Brasileira de Badminton ao esporte. Nesse tipo e qualidade, o Complexo de Badminton da UFPI é o único na América Latina. Rivaliza com os melhores do mundo”, disse.

WhatsApp Image 2021 06 24 at 09.36.14 2

Instalações do Complexo serão oficialmente inauguradas em julho

Ginásio volta a receber atletas - Por 11 meses, até janeiro de 2021, O ginásio de Badminton da UFPI foi cedido à Prefeitura de Teresina para servir como hospital de campanha para recuperação de pacientes de covid-19. Recentemente, voltou às práticas do esporte dentro dos protocolos de controle da pandemia.

Em maio deste ano, houve o lançamento do Projeto de Base da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). A iniciativa possibilita a jovens da região da grande Teresina treinamento de alto nível no esporte. Este mês, o Complexo foi palco da aula inaugural do Projeto Jovens Talentos, que visa apoiar a prática esportiva em escolas e clubes que trabalham com a modalidade em Teresina-PI. O programa tem parceria, além da UFPI, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e da Federação de Badminton Piauiense (Febapi).

WhatsApp_Image_2021-06-24_at_11.32.38_1.jpeg

Complexo de Badminton oferece aos atletas treinamento pelo Software FISTBEAT, o mais moderno do mundo, que controla, em tempo real, dados cardíacos, estresse, exercício e sono

WhatsApp_Image_2021-06-24_at_11.48.42.jpeg

Academia de ginástica