Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão da UFPI leva atividades educativas sobre doenças transmissíveis para escolas

Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 13h57

Realização de atividades educativas sobre doenças infecciosas e operacionalização de ações relacionada às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) em ambientes escolares. Esses são os principais objetivos do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças na Escola, que visa otimizar essas atuações em escolas do Piauí.

O projeto foca nas discussões sobre os cuidados com as doenças tanto para os estudantes como também para os docentes e setores administrativos. Esses serviços tiveram início na Unidade Escolar Ceti Professor Darcy Araújo e que, desde 2020, devido ao período de pandemia provocado pelo COVID-19, acontece de maneira online, por meio da plataforma MobiFamília, que permite o contato mais próximo com o alunado.

De acordo com a professora da UFPI, idealizadora e coordenadora do projeto, Telma Evangelista, entre as ações estão a elaboração de cartilhas e materiais virtuais, como produção de vídeos, pelos extensionistas, que buscam informar da melhor maneira sobre doenças comuns como Hanseníase, Tuberculose e especialmente as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os vídeos são postados no YouTube, podendo ser acessado de diversas interfaces, como o próprio celular.

projetotelma

projetotelma1

Produção dos extensionistas de vídeos informativos no YouTube.

Telma ainda destacou que o projeto tem como objetivo realizar testagem dos escolares para HIV, Hepatite B e C, e Sífilis, além da avaliação dos cartões de vacina e as próprias vacinações, no intuito de atualizar os esquemas de vacinação e a prevenção de doenças evitáveis por imunizantes.

“O que gostaríamos nesse momento era que esses materiais que estão sendo produzidos por nossos extensionistas, sejam ampliados para o maior número de escolas possível em nosso Estado. Assim teremos uma maior democratização dessas informações para outras escolas, com vistas a uma maior contribuição social da UFPI”, afirmou.

projetotelma

Professora Telma, Coordenadora do Projeto de Extensão da UFPI, Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças na Escola

Links das produções dos extesionistas:

projetotelma2

Como usar uma máscara de tecido corretamente

projetotelma3

Como lavar sua máscara de tecido e descartá-la se necessário

projetotelma4

O que são infecções Sexualmente Transmissíveis

projetotelma5

Vacine, proteja-se

projetotelma6

Você já se perguntou se existe uma idade para iniciar a vida sexual?

projetotelma7

Vacinação contra a COVID-19