Com a apresentação Cultural de Rodrigo Melo e Gislene Danielle, teve início na manhã de hoje (18) o I Seminário de Saúde Mental da Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí, com o tema "HUMANIZAUFPI: a Universidade como espaço de acolhimento e proteção". O evento é de natureza acadêmica e de extensão cultural, visa socializar experiências de promoção da saúde mental dos pós-graduandos, docentes e coordenadores dos programas de pós-graduação. A realização é da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG/UFPI), em parceria com diversos Programas de Pós-Graduação e com o Serviço de Atendimento Psicológico (SAPI) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).
Professor Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI
Na solenidade de abertura, o professor Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI representando o reitor Gildásio Guedes, destacou a satisfação em participar do evento e elogiou a iniciativa da PRPG pela relevância do tema tratado. “Estamos todos vivendo um momento delicado, especialmente, do ponto de vista mental. O professor Gildásio Guedes me designou para falar isso: que é muito importante cuidarmos da saúde mental tanto dos nossos alunos da graduação quanto da pós-graduação”, ressaltou.
Pró-reitora da PRPG, professora Regilda Reis
Em sua fala, a pró-reitora da PRPG, professora Regilda Reis, destacou que o evento foi planejado para suprir uma necessidade atual, acentuada pela pandemia da Covid-19 e que a proposta é criar o programa Humaniza UFPI. “A ideia foi do professor Cássio e achei maravilhosa a proposta, estou chamando não de um programa, mas de uma ação concreta da UFPI para a melhoria da qualidade da pós-graduação”, frisou.
Professora Deborah Dettmam, pró-reitora da PREXC
A professora Deborah Dettmam, pró-reitora da PREXC, lembrou do receio que teve em fracassar na fase final do doutorado e de como é importante a realização do evento nesse período em que os alunos precisam lidar, além da pressão natural de produzir a tese ou a dissertação, com a perda de familiares vítimas da Covid-19. “Gostaria de parabenizar essa iniciativa, ela é muito oportuna e será muito útil. Quero dizer que a PREXC é uma parceira da PRPG, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para poder apoiar os alunos de pós-graduação e de graduação nesse momento difícil, naquilo que for necessário para que possamos, da melhor forma possível, sobrepujar essa fase de pandemia”, destacou.
Professor Francisco Nascimento, coordenador dos Programas Stricto Sensu da PRPG/UFPI
O professor Francisco Nascimento, coordenador dos Programas Stricto Sensu da PRPG/UFPI, destacou que o Seminário inicia um processo para atender, ainda que parcialmente, a demanda da promoção da saúde mental no âmbito da pós-graduação. Ele frisou, ainda, que o objetivo do evento está relacionado com a missão da UFPI e da PRPG. “Nossa missão é promover um ensino de pós-graduação de forma harmoniosa, tendo o cuidado com a pessoa humana, que é nossa principal matéria, respeitando o princípio alienável à vida e assegurando o direito constitucional à saúde integral, seja ela física ou mental”. O professor lembrou que uma das metas da atual gestão é a criação do curso de Psicologia no Campus de Teresina, com a abertura da clínica-escola para o atendimento da comunidade.
Após as falas de abertura, foi iniciada a mesa-redonda: Docência Universitária e saúde mental na Pós-graduação na UFPI, com Regilda Moreira Saraiva - PRPG/UFPI (Programa de Saúde Mental da PRPG), Bernardo Blanche (representante discente – APG), Augusto Ferreira Dantas Júnior - UNINASSAU – Serviço de Acolhimento em Psicologia Social, Carlos Eduardo Leal – SAPSI e PPSI/UFDPar (atendimentos em saúde mental – PRAEC), Doutoranda Maria Laiana Oliveira (PPGAN/Docente UESPI), com a coordenação de Cássio Eduardo Soares Miranda. Integra a programação, ainda, a Vivência: Rogéria Pereira Rodrigues – Pós-graduada do Programa de Educação da UFPI.
Para acompanhar, é só acessar o canal da UFPI TV no Youtube, disponível aqui.
No dia 25 de junho de 2021 (sexta-feira), das 8 às 12 horas, a programação será a seguinte:
Conferência: A VIDA COMO VALOR SUPREMO: os sentidos e significados da trajetória humana na Pós-Graduação brasileira
Ministrante: Prof. Dr. Luizir de Oliveira – PPGL
Mediação: Francisco de Assis de Sousa Nascimento - CPSS
Apresentação dos membros do Fórum de Saúde Mental da UFPI
Sarau Cultural da Pós-Graduação