Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Começou hoje (18) o I Seminário de Saúde Mental da Pós-Graduação da UFPI

Começou hoje (18) o I Seminário de Saúde Mental da Pós-Graduação da UFPI

Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 22h15

Captura_de_Tela_484.png

Com a apresentação Cultural de Rodrigo Melo e Gislene Danielle, teve início na manhã de hoje (18) o I Seminário de Saúde Mental da Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí, com o tema "HUMANIZAUFPI: a Universidade como espaço de acolhimento e proteção". O evento é de natureza acadêmica e de extensão cultural, visa socializar experiências de promoção da saúde mental dos pós-graduandos, docentes e coordenadores dos programas de pós-graduação. A realização é da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG/UFPI), em parceria com diversos Programas de Pós-Graduação e com o Serviço de Atendimento Psicológico (SAPI) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

Captura_de_Tela_510.png

Professor Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI

Na solenidade de abertura, o professor Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI representando o reitor Gildásio Guedes, destacou a satisfação em participar do evento e elogiou a iniciativa da PRPG pela relevância do tema tratado. “Estamos todos vivendo um momento delicado, especialmente, do ponto de vista mental. O professor Gildásio Guedes me designou para falar isso: que é muito importante cuidarmos da saúde mental tanto dos nossos alunos da graduação quanto da pós-graduação”, ressaltou.

Captura_de_Tela_487_copy.png

Pró-reitora da PRPG, professora Regilda Reis

Em sua fala, a pró-reitora da PRPG, professora Regilda Reis, destacou que o evento foi planejado para suprir uma necessidade atual, acentuada pela pandemia da Covid-19 e que a proposta é criar o programa Humaniza UFPI. “A ideia foi do professor Cássio e achei maravilhosa a proposta, estou chamando não de um programa, mas de uma ação concreta da UFPI para a melhoria da qualidade da pós-graduação”, frisou.

Captura_de_Tela_515.png

Professora Deborah Dettmam, pró-reitora da PREXC

A professora Deborah Dettmam, pró-reitora da PREXC, lembrou do receio que teve em fracassar na fase final do doutorado e de como é importante a realização do evento nesse período em que os alunos precisam lidar, além da pressão natural de produzir a tese ou a dissertação, com a perda de familiares vítimas da Covid-19. “Gostaria de parabenizar essa iniciativa, ela é muito oportuna e será muito útil. Quero dizer que a PREXC é uma parceira da PRPG, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para poder apoiar os alunos de pós-graduação e de graduação nesse momento difícil, naquilo que for necessário para que possamos, da melhor forma possível, sobrepujar essa fase de pandemia”, destacou.

Captura_de_Tela_496.png

Professor Francisco Nascimento, coordenador dos Programas Stricto Sensu da PRPG/UFPI

O professor Francisco Nascimento, coordenador dos Programas Stricto Sensu da PRPG/UFPI, destacou que o Seminário inicia um processo para atender, ainda que parcialmente, a demanda da promoção da saúde mental no âmbito da pós-graduação. Ele frisou, ainda, que o objetivo do evento está relacionado com a missão da UFPI e da PRPG. “Nossa missão é promover um ensino de pós-graduação de forma harmoniosa, tendo o cuidado com a pessoa humana, que é nossa principal matéria, respeitando o princípio alienável à vida e assegurando o direito constitucional à saúde integral, seja ela física ou mental”. O professor lembrou que uma das metas da atual gestão é a criação do curso de Psicologia no Campus de Teresina, com a abertura da clínica-escola para o atendimento da comunidade.

Após as falas de abertura, foi iniciada a mesa-redonda: Docência Universitária e saúde mental na Pós-graduação na UFPI, com Regilda Moreira Saraiva - PRPG/UFPI (Programa de Saúde Mental da PRPG), Bernardo Blanche (representante discente – APG), Augusto Ferreira Dantas Júnior - UNINASSAU – Serviço de Acolhimento em Psicologia Social, Carlos Eduardo Leal – SAPSI e PPSI/UFDPar (atendimentos em saúde mental – PRAEC), Doutoranda Maria Laiana Oliveira (PPGAN/Docente UESPI), com a coordenação de Cássio Eduardo Soares Miranda. Integra a programação, ainda, a Vivência: Rogéria Pereira Rodrigues – Pós-graduada do Programa de Educação da UFPI.

Para acompanhar, é só acessar o canal da UFPI TV no Youtube, disponível aqui.

No dia 25 de junho de 2021 (sexta-feira), das 8 às 12 horas, a programação será a seguinte:

Conferência: A VIDA COMO VALOR SUPREMO: os sentidos e significados da trajetória humana na Pós-Graduação brasileira

Ministrante: Prof. Dr. Luizir de Oliveira – PPGL

Mediação: Francisco de Assis de Sousa Nascimento - CPSS