Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores do Curso de Engenharia de Produção apresentam projetos de abrangência para geração de empregos e renda para as comunidades rurais

Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 08h44

Os professores do curso de Engenharia de Produção, Francisco de Assis da Silva Mota e Francisco de Tarso Ribeiro Caselli, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentaram projetos de abrangência para a geração de empregos e renda para as comunidades rurais.

Os projetos foram desenvolvidos para aproveitar palha da palmeira do babaçu, casca do coco e outros rejeitos para produção de briquetes, lenha ecológica. Outro projeto é a produção de etanol através da batata doce. Estes projetos têm como objetivo o aproveitamento de rejeitos da produção agrícola familiar e industrial.

De acordo com o professor Caselli é importante que os trabalhos desenvolvidos na Universidade contribuam para a sociedade “A elaboração dos projetos tem o intuito de tirar a tecnologia desenvolvida dentro da Universidade e trazer para a comunidade e gerar renda para as famílias”, explica.

No Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, está em funcionamento desde 2017 o laboratório do Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais – GEAPI, onde foram desenvolvidos os equipamentos do projeto da “Mini franquias sociais”, com equipamentos para beneficiamento do coco babaçu para as famílias rurais.

WhatsApp Image 2021 06 17 at 22.41.57

Laboratório do GEAPI

WhatsApp Image 2021 06 17 at 22.42.40 1

Mini franquias sociais

WhatsApp Image 2021 06 17 at 22.40.54

Todo maquinário mecânico manual não utiliza energia, pois foi implantado em comunidades rurais que possuem dificuldades de acesso à energia. Inclusive, as famílias que coletam o babaçu podem quebrá-lo para extrair o óleo extravirgem e ter uma fonte de renda.

WhatsApp Image 2021 06 17 at 22.41.16

WhatsApp Image 2021 06 17 at 22.39.36