Na tarde desta terça-feira (03), a Vice-Reitora, no Exercício da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Drª. Nadir Nogueira recebeu no Gabinete da Reitoria a visita do prefeito da cidade de Oeiras, Lukano Sá. O objetivo da visita foi discutir a questão do espaço físico do campus que será futuramente instalado na cidade.
A proposta da implantação do campus será apreciada pelo Conselho Universitário (CONSUN) no dia 29 de outubro, e contempla a implantação de 6 cursos na antiga capital piauiense: Arquitetura, Farmácia, Psicologia, Direito, Agronomia e Medicina Veterinária.
A Vice-Reitora, numa perspectiva de futuro e potencial da região, destacou a necessidade e importância de uma grande área física para a implantação do novo campus. "Está previsto no projeto de instalação do campus de Oeiras, discutido entre o Reitor e o prefeito, a doação de 12 hectares para o funcionamento dos seis novos cursos. Porém, em reunão com a Prefeitura Universitária (PREUNI), identificamos a necessidade de renegociarmos a ampliação da área doada, por conta dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, que exigem espaços para pastos, cultivo de plantas e para práticas de suinocultura, caprinocultura, piscicultura, dentre outras. Além disso, estamos requerendo espaço também para a instalação do Restaurante Universitário e uma Residência Universitária, que fazem parte da política de permanência do aluno na Universidade", disse.
O prefeito Lukano Sá se pronunciou sobre o que significa para Oeiras a implantação de uma campus da UFPI na cidade. "O município de Oeiras recebe a instalação do campus da UFPI em Oeiras com satisfação, pois a partir disso serão construídos novos horizontes, uma vez que vamos explorar as vocações da nossa terra e da nossa gente. Serão implantados cursos como Agronomia, Medicina Veterinária e Arquitetura, o que é bastante interessante porque a arquitetura de nossa cidade é muito rica", afirmou.
Confira fotos da reunião abaixo.
Vice-Reitora, o Prefeito Universitário e o Prefeito de Oeiras durante a reunião
Lukano Sá, Nadir Nogueira e José Alves de Mendonça