Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Unidades Clínicas da UFPI preparam retomada de atividades

Unidades Clínicas da UFPI preparam retomada de atividades

Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 09h30

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está passando pelo processo de adaptação dos novos protocolos, devido às medidas protetivas à COVID-19, das Unidades Clínicas dos cursos da área de saúde para atendimentos à população. Os cursos de Medicina e Odontologia, que possuem maior demanda, já estão em fase de finalização, e a perspectiva de volta é ainda no primeiro semestre.

Segundo o Vice-Reitor da UFPI e presidente do Comitê Gestor de Crise, Viriato Campelo, no curso de medicina, as atividades realizadas no Hospital Universitário (HU) já seguem as adequações do próprio hospital e das disciplinas cursadas. “Nos cursos, como Odontologia, que fica dentro do próprio Campus da Universidade, teremos primeiro uma vistoria da Vigilância Sanitária do município, para certificação das unidades e posteriormente seguiremos os protocolos de esterilização e do preparo dos materiais, porque trabalharemos diretamente com pessoas e assim aumentam-se os cuidados”, afirmou.

prof viriato

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Viriato considerou ainda que, tão logo esses procedimentos sejam adequados, as atividades poderão ser retomadas. “Estamos trabalhando com a responsabilidade e o cuidado para que nada possa vir acometer a riscos aos professores, alunos e as pessoas que receberem atendimento”.

As Unidades Clínicas da UFPI promovem atendimentos diversos na área de saúde, para a população em geral, além de atividades extramuros junto às Unidades Básicas de Saúde e a hospitais principalmente da rede municipal, em que esses seguem a vigilância pela própria Fundação Municipal de Saúde.