Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ciaten realiza abertura da 2ª edição do curso “Vetores de agentes causadores de agravos emergentes e negligenciados"

Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 14h45

vetores_novo.png

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 08, por meio da plataforma Moodle, a aula de abertura da 2ª edição do curso “Vetores de agentes causadores de agravos emergentes e negligenciados: importância e identificação”.

O objetivo do curso é capacitar agentes de endemia e da saúde para o reconhecimento dos insetos-vetores, visando uma melhor ação de vigilância com o intuito de reduzir os índices de incidência e prevalência dos agravos emergentes e negligenciados.

Para dar início às atividades a representante do COSEMES, Amanda Pinheiro, enfatizou a importância da parceria do (CIATEN) Centro de Inteligência em Agravos Emergentes e Negligenciados na capacitação dos profissionais de saúde. “A importância desses cursos que vem sendo feitos, e nesse nesta segunda edição é de suma relevância para a saúde pública dos municípios para estar melhorando essa saúde evidente”.

Já a coordenadora de programas e cursos de formação profissional e políticas sociais da (PREXC), da Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UFPI, Germana Assunção, parabenizou o curso que nesta segunda edição veio a acrescentar ainda mais conhecimento científico. “Eu acredito que os projetos de extensão como um todo são sempre uma forma maravilhosa de mostrar conhecimento não só ao grupo mais ligado a ciência, mas a população de uma forma geral, fico feliz em ver os professores e discentes participando ativamente dessas ações, essa segunda edição só confirma a importância do curso e a procura pela sociedade de forma geral.”

Logo em seguida, as honrarias ao curso foram prestadas pelo Vice-Reitor Viriato Campelo “A Universidade Federal do Piauí que é parceira do CIATEN e estamos aqui não só para ganhar conhecimento, mas acrescentar essa experiência, estou cada vez mais satisfeito. A universidade tem um potencial muito grande. Precisamos retomar essas questões e trazer para o seio da sociedade para os alunos essas questões, como os vetores negligenciados”

Para dar continuidade a coordenadora do curso, Veruska Cavalcante, agradeceu pelo apoio da universidade, tanto do COSEMES e do CIATEN na construção desse conhecimento. “Estamos aqui para trocar uma experiência nessa segunda edição, esse curso foi pensando para vocês no sentido de contribuir um pouco com o conhecimento que vem da academia e que vocês com a experiencia no campo no trabalho diário possam utilizar esse pequeno conhecimento que vamos compartilhar na sua vida profissional.” Após isso a professora Lis Marinho desfez a solenidade de abertura e desejou um ótimo curso a todos.

O primeiro módulo tratou sobre caracterização geral dos insetos, com a classificação taxonômicas desses seres vivos, e diferenças na identificação morfológicas. A importância desses insetos é fundamental para equilíbrio ecológico como seu papel na cadeia trófica. Esse curso de capacitação em parceria com o CIATEN é voltado para os profissionais de saúde em endemias, é dividido em 4 módulos e continua com suas palestras nesta sexta-feira, tem carga horária de 30h, fica aberto aos profissionais e estudantes, os participantes receberão certificação.