Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadora do NUPEC é contemplada com bolsa CLACSO-Consejo Latinoamericano y Caribenõ de Ciencias Sociales

Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2021, 14h33

A pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC), Mariana Carvalho, estudante de Pós-graduação em Ciência Política da UFPI, ganhou uma bolsa integral do CLACSO-Consejo Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales para o cursar o “Diplomato Superior em Juventudes: Desigualdades, Culturas y Políticas”. O objetivo do curso é “Aproximar a los/as estudiantes desde una perspectiva teórico-crítica al conocimiento de la condición juvenil en Latinoamérica y el Caribe, a experiencias de trabajo, organizaciones sociales, políticas públicas y a los impactos de la pandemia de la COVID-19 en los mundos de vida de las juventudes”.

mariana.jpg

Mariana Carvalho, estudante de Pós-graduação em Ciência Política da UFPI

O curso é virtual e começou no início deste mês e vai até outubro deste ano. A coordenação acadêmica é presidida pelas/os professora Melina Vázquez (IIGG/CONICET, Argentina), Pablo Vommaro (CLACSO – CONICET, Argentina), Silvia H. S. Borelli (PUCSP, Brasil) y María Isabel Domínguez (CIPS, Cuba). Além do/as coordenador/as, faz parte da equipe de docente as/os professores Mariana Chaves (CONICET – UNLP, Argentina), Sara Victoria Alvarado (CINDE/UMANIZALES, Colombia), Jhoana Patiño (Universidad de Caldas, Colombia), Juan Romero (UDELAR, Uruguay), Liliana Mayer (CONICET, Argentina), Rose de Melo Rocha (PUCSP, Brasil), José Manuel Valenzuela (Colmex, México), Maria Claudia S. Paiva (PUC-SP, Brasil), Pedro Núñez (FLACSO, Argentina), Rene Unda Lara (CINAJ, Ecuador), Diego Beretta (UNR, Argentina).

Esta é a segunda vez que membro do NUPEC é comtemplada com bolsa do CLACSO. A primeira pesquisadora a ganhar bolsa foi a professora Olívia Perez, que atualmente cursa estágio pós-doutoral sobre juventudes em um dos Centros CLACSO-CINDE-Universidade de Manizales, Colômbia.

O acesso dessas pesquisadoras às atividades do CLACSO só é possível graças ao fato de o NUPEC ser filiado ao mesmo desde 2015. Essa filiação tem gerado resultados importantes por meio da inserção de nossos pesquisadores em atividades de formação com foco na região. Porém, o que tem sido mais relevante é a realização de pesquisa e publicação em rede, fato que tem contribuído para o fortalecimento da internacionalização de programas que o NUPEC serve de sustentação, como os programas de: Ciência Política; Sociologia e Políticas Públicas.

Para maiores informações acerca do CLACSO veja: Inicio - CLACSO. Sobre o curso acima citado, veja: https://www.clacso.org/pt/diploma-superior-en-juventudes-desigualdades-culturas-y-politicas/.

Fonte: Coordenação do NUPEC