Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitores das 4 universidades públicas do Piauí pedem vacinação de trabalhadores do ensino superior

Última atualização em Sexta, 04 de Junho de 2021, 13h36

WhatsApp_Image_2021-06-04_at_13.19.56.jpeg

Os reitores das quatro universidades públicas piauienses – UFPI, Uespi, IFPI e UFDPar – decidiram solicitar à Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) a vacinação dos profissionais de ensino superior. O pedido, formalizado através de Carta Conjunta assinada pelos reitores das quatro instituições, leva em conta a decisão da própria Secretaria de promover a vacinação dos trabalhadores na Educação Básica, Fundamental e EJA. Também argumenta que em outros estados, como o Maranhão e Bahia, já há autorização da vacinação de profissionais de ensino superior.

“É um pedido que busca o tratamento igual entre profissionais de uma mesma área e tem como norte a preocupação com a saúde dessa comunidade tão ampla”, diz o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes. Ele observa que não se busca privilégio, mas apenas tratamento igual. O pedido é acompanhado de informações técnicas.

O documento encaminhado ao secretário Florentino Alves Veras Neto ressalta o papel essencial das atividades de ensino, desde o básico até o nível superior. Lembra que a Nota Técnica nº 03/2021, emitida pela Câmara Técnica de Vacinas da própria SESAPI, ressalta essa importância. Os reitores, no entanto, lamentam a exclusão dos trabalhadores de ensino superior da ativa.

“Os grupos de trabalhadores do Ensino Superior foram excluídos dessa nova fase da vacinação, na contramão do que foi feito nos demais estados da Federação. Cite-se, como exemplo, a decisão da Comissão Intergestores Bipartite do vizinho Estado do Maranhão, que, acertadamente, estendeu a campanha para os trabalhadores do Ensino Superior”, afirma a Carta Conjunta assinada pelos reitores Gildásio Guedes, Evandro Alberto de Sousa (da Uespi), Henrique Gomes Lima (IFPI) e Alexandre Marinho de Oliveira (UFDPar).

A vacinação de professores e servidores é considerada essencial para as universidades pensarem no retorno de atividades presenciais.

Confira o documento enviado à SESAPI