O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu, nesta quinta-feira (03), passeio estratégico por diversos pontos de Teresina com alunos de escolas do município de Jaicós que participam do Projeto.
Com o objetivo de despertar maior conscientização ambiental e melhor convivência com as potencialidades do Estado, professores integrantes do Pibid Diversidade proporcionaram aos alunos das escolas Damásio Eugênio de Sousa e Manuel Barbosa, localizadas na zona rural do município de Jaicós, passeio pelos principais pontos turísticos da capital.
A excursão teve início pelo complexo cultural da Praça Pedro II e foi concluído no Parque Potycabana. Os alunos visitaram ainda o Parque Zoobotânico e o Complexo Ponte Estaiada. Segundo a aluna Deusenir Lopes, o programa proporciona uma evolução no conhecimento. " Após o programa, melhoramos em vários aspectos, além de termos oportunidade de conhecer lugares importantes', afirmou.
A supervisora do programa na Escola Damásio Eugênio, professora Maria Alzenir da Silva, falou sobre a influência do PIBID na melhoria da qualidade do ensino em escolas do interior do Estado. "A UFPI tem contribuído com o Pibid Diversidade nas escolas, que veio melhorar a qualidade do ensino por conta das oportunidades que estão sendo oferecidas, isso tem alavancado a educação e a economia do nosso municipio", comentou.
A coordenadora institucional do PROCAMPO/UFPI e do Pibid Diversidade, Suze da Silva Sales destacou a importância da interação dos docentes e alunos. "Esse projeto vem fazer com que os alunos da licenciatura, mesmo antes de serem professores, estejam em contato com o objeto de trabalho que são os alunos do meio rural", afirmou.
O Pibid Diversidade é um programa ligado à Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e desenvolvido pela UFPI em escolas situadas em áreas rurais do Estado do Piauí.