Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Realizado II Seminário de Pesquisa em Educação Física

Realizado II Seminário de Pesquisa em Educação Física

Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 10h13

Entre os dias 24 a 28 de maio, o curso de Educação Física realizou o II Seminário de Pesquisa em Educação Física. O evento contou com a participação de mais de cem inscritos, oriundos do curso de Educação Física da UFPI e de outras IES, bem como de outros cursos, entre eles Pedagogia e Fisioterapia, e contou com o apoio da Chefia do Departamento de Educação Física da UFPI e do Conselho Regional de Educação Física (CREF-15).

A palestra de abertura do evento foi feita pelo Prof. Maicon Rodrigues, docente da UFMG, cuja palestra intitulou-se “O que quero ser quando crescer? A pesquisa científica pode me ajudar?”. Em sua fala, o professor mostrou como a pesquisa pode contribuir para formação profissional e torná-lo diferenciado no mercado de trabalho.

Houve também participação do Prof. Pedro Bonetto, da EEFE-USP, que apresentou uma série de propostas para trabalhar a educação física escolar numa perspectiva cultural e de saúde.

No terceiro dia do evento, o Prof. Fábio Soares, docente do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPI, tratou sobre a educação somática na educação física escolar, indicando que esta proposta permite ao escolar conhecer seu próprio corpo, favorecendo sua colocação no meio e contribuindo para melhora da postura, entre outros aspectos relacionados à saúde. Neste mesmo dia, a nutricionista Rayane Carvalho abordou o tema “Alimentação em tempos de pandemia”, relacionando o quanto a pandemia influenciou em nossos hábitos alimentares e nas consequências que teve, especialmente acerca do ganho de peso corporal em muitos casos.

ed fisica 1

O quarto dia do evento trouxe o tema “Exercício físico versus medicamento no tratamento da hipertensão arterial. O palestrante, Prof. Marcos Antonio, do Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI, esclareceu como o exercício físico pode ser um aliado no tratamento da hipertensão arterial e quais são os fundamentos fisiológicos que o profissional de Educação Física deve conhecer. No mesmo dia, a fisioterapeuta Karol Carvalho, abordou o tema “Incontinência urinária em atletas”, indicando os fatores que podem desencadear a perda urinária em atletas, especialmente nos esportes que exigem alto impacto. Para a fisioterapeuta, este trabalho de esclarecimento aos profissionais de Educação Física é fundamental para garantir uma melhor assistência ao público, permitindo uma abordagem terapêutica precoce e maiores chances de sucesso com o tratamento.

ed fisica 2

Na sexta-feira (28), foi a vez da Profa. Andrea Deslandes, docente da UFRJ, apresentar as muitas razões para manter-se ativo. A professora, pesquisadora da área de neurociências e exercício físico, apresentou dados de suas pesquisas indicando efeitos positivos do exercício físico na prevenção de demências e também na melhora do quadro cognitivo em diferentes faixas etárias em razão de manter-se fisicamente ativo.

ed fisica 3

Ivoneide Rodrigues, aluna do 2º período do curso de Educação Física, relatou a satisfação em participar do evento. “Apesar da pandemia ter trazido uma série de prejuízos ao ensino, a atividade realizada remotamente foi algo positivo dentro do cenário que vivemos. Por meio do evento foram reunidos profissionais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que participaram plenamente com nossos professores da UFPI”, destacou.

A Profa. Dionis Machado, coordenadora do Seminário, afirmou que esta é uma experiência que veio para ficar. “A possibilidade da realização de eventos remotos facilita a aproximação entre os pesquisadores e contribui para avanços científicos. Foi uma experiência extremamente proveitosa e que ainda oportunizou a um grupo de 10 alunos fazerem parte da Comissão Organizadora do evento, os quais puderam desenvolver competências e habilidades que envolvem o uso das tecnologias de informação e comunicação, as quais são cada vez mais necessárias à atuação do profissional”.

O evento, que foi cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), com emissão de certificado, ainda contou com a apresentação de trabalhos de conclusão de curso de alguns discentes, possibilitando um maior diálogo entre os estudantes dos períodos iniciais com os de períodos mais avançados. “Assim, os mais novos vão ganhando experiência mais precocemente e com isso o curso todo cresce. E não para por aí. A coordenação do Curso de Educação Física ainda tem muitas propostas e novos eventos acontecerão em breve”, destacou Dionis Machado.