Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do Curso de Jornalismo da UFPI lançam 3ª edição da revista digital Oxente!

Última atualização em Segunda, 31 de Mai de 2021, 19h27

oxente3edição.png

Já se encontra disponível a 3ª edição da revista digital Oxente! produzida por estudantes do sétimo período do Curso de Jornalismo da UFPI. A revista consiste em uma experiência jornalística com foco em narrativas híbridas em que se misturam estéticas e gêneros. A Oxente! é uma revista de jornalismo cultural, mas o seu estilo de narrar se aproxima do jornalismo literário contemporâneo.

Com duas edições publicadas em janeiro e fevereiro, respectivamente, a revista foi desenvolvida na disciplina Jornalismo Especializado II e contou com orientação da Profa. Dra. Ana Regina Rêgo. As edições anteriores podem ser acessadas pelo público, clique aqui.

No editorial deste lançamento, intitulado “A Esperança em meio ao caos!” o tema destaca a pandemia de COVID-19. “A terceira edição da Revista Oxente! é publicada ao mesmo tempo em que o Brasil ultrapassa a impensável marca de 450 mil mortos por COVID-19 e se direciona à passos largos para o número de meio milhão de vítimas fatais do novo coronavírus, em poucos meses”.

Apesar da publicação acontecer em um período conturbado, no editorial também é ressaltado o propósito da terceira edição: “Chega ao público trazendo esperança, abrindo as portas da cultura e revelando os meandros de ambientes que sofrem com a pandemia, com o isolamento consciente e todas as consequências para a saúde, inclusive mental, mas que resistem, porque cultura é, antes de tudo, consciência e resistência”.

Com suas 39 páginas recheadas de cultura, há música e cinema piauiense, além de artigo dedicado ao Mercado Velho, abordando as memórias, práticas de artesanato e a superação na pandemia. Vale frisar que as matérias trazem uma abordagem analítica e crítica em relação aos produtos culturais que abordam, como também, em relação às temáticas tratadas pelos referidos produtos.

A equipe de reportagem é composta por Allícia Nascimento, Diego Vieira, Jardenia Rosa, Karolene Veras, Laysa Mourão, Marta de Sousa, Sara Nascimento, Valentina de Moraes; diagramação e edição: Diego Viera e Karolene Veras; editora-chefe: Ana Regina Rêgo.

Acesse a terceira edição da Oxente! aqui.