Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PREXC lança banco de dados de ações de extensão com atualização em tempo real

PREXC lança banco de dados de ações de extensão com atualização em tempo real

Última atualização em Segunda, 31 de Mai de 2021, 17h16

Painel_de_extensão_print.PNG

Foi lançado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) o banco de dados “PREXC em Números”. A ferramenta on-line consiste em um painel que permite consultar o status das ações de extensão, fazer buscas e aplicar filtros nas ações cadastradas. O acesso aos dados está disponível a qualquer pessoa no site da PREXC.

A Pró-Reitora da PREXC, Deborah Dettmam, explica que o ponto de partida para desenvolver o banco de dados on-line foi a necessidade de atender com mais agilidade a grande quantidade de pessoas que não haviam recebido certificados e não sabiam que o motivo da demora eram pendências no processo.

WhatsApp_Image_2021-05-31_at_16.35.51.jpeg

Debora Dettmam, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI

“Logo no começo da gestão, começamos a trabalhar em um levantamento dos status das ações para saber quais já estavam encerradas, quais ainda estavam em execução e quais estavam com pendências. Fizemos uma força tarefa para analisar milhares de processos e procedemos às certificações das ações já concluídas”, detalha.

Foram quatro meses de trabalho para criar planilhas de controle de todas as ações de extensão e alimentar os dados no Painel PREXC em Números. Só pra se ter uma ideia, estão mapeados na ferramenta mais de 3 mil projetos de extensão dos anos de 2018 a 2020. Há também dados sobre ligas acadêmicas, programas, eventos e cursos.

Dados atualizados em tempo real – A ferramenta permite ao aluno que participou de uma ação de extensão e deseja obter seu certificado, verificar facilmente no banco de dados o status do evento e se existe alguma pendência. “A partir de agora toda vez que um servidor da PREXC cadastrar uma ação, aprovar relatório, ou fizer qualquer tipo de alteração do status da ação, isso imediatamente atualizará o sistema na internet.”, explica Dettmam.

O banco de dados permite buscas por diferentes filtros, como nome da ação ou evento; nome de coordenador; ano; tipo de ação; status da ação; e por coordenadoria e/ou por centro/campus.

"A ferramenta vai tornar o gerenciamento da Pró-Reitoria mais eficiente, vai acelerar a certificação, porque não precisaremos mais lidar com demandas pendentes e vai permitir que todas as coordenadorias façam o monitoramento em tempo real de todas as ações de extensão”, finaliza a Pró-Reitora de Extensão Deborah Dettmam.