Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > “Pesquisa e Inovação na UFPI” marca encerramento de evento do PROFNIT

“Pesquisa e Inovação na UFPI” marca encerramento de evento do PROFNIT

Última atualização em Segunda, 31 de Mai de 2021, 09h11

TODOS INOVAÇÃO OFICIAL

Na sexta-feira (28), a mesa-redonda “Pesquisa e Inovação na UFPI” foi a penúltima discussão sobre produção científica promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). A proposta do evento foi reforçar a importância da ciência para as instituições de ensino público e a sociedade. Na oportunidade, os professores Edimlson Miranda, Marcos Jacome e a Pro-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira Araújo discorreram sobre suas atividades enquanto professores e pesquisadores na Universidade.

De forma categórica, o Prof. Marcos destacou que no contexto de escassez de recursos para produção científica, o trabalho em parceria se faz fundamental para retornos ainda mais eficazes. Sua reflexão também caminhou para a necessidade de priorizar a pesquisa como um todo e que os governos e sociedade precisam reconhecer a importância que as pesquisas têm como vetor de desenvolvimento. Ele frisou ainda que a transferência de tecnologia contribui para acabar com a descrença da população, já que se atua “no sentido de educar a sociedade do que tem sido feito dentro da Universidade”, pontua.

O professor Marcos também ressaltou que "a ausência de políticas públicas" surte efeito negativo no desenvolvimento das pesquisas, prejudicando a qualidade do que está sendo produzido pelas instituições. “O ponto que quero mencionar são que os recursos, os financiamentos e a crise que existe na pesquisa não são algo de hoje”, observa, destacando que precisa haver maiores investimentos.

INOVAÇÃO UFPI I

Palestra realizada pelo Prof. Marcos Jacome durante PROFNIT

Compartilhando o mesmo espaço para discorrer sobre suas pesquisas, a Profa. Regilda Moreira Araújo externou que tem conversado bastante sobre Pós-Graduação nas aulas inaugurais. Segundo ela, é imprescindível partilhar as pesquisas que tem realizado com um grupo de pesquisadores, que seguem a linha da inovação. “Isso para que os estudantes se inspirem e vejam que é possível realizar trabalhos mesmo quando temos poucos recursos. Precisamos nos unir para que possamos construir algo”, frisa.

A Pro-Reitora ainda relatou um pouco das experiências durante as pesquisas realizadas no mestrado e doutorado. Quando retornou ao Piauí, precisou definir o tema para continuidade da sua pesquisa. “Me interesso muito pelas questões regionais. Então, pensei em utilizar nossas matérias-primas regionais e fazer trabalhos aplicados”, comenta. Enquanto residia em São Paulo, percebeu que lá (e em outras regiões do Sul-Sudeste) estavam estudando muito sobre frutos do Cerrado. “Me voltei para estudar os compostos regionais, trabalhando com a questão da diversidade e focando no Piauí”, conclui.

regildaa.jpg

Pro-Reitora de Pós-Graduação Regilda Moreira Araújo durante apresentação

Ao final da mesa-redonda, os convidados responderam perguntas e tiraram dúvidas dos participantes sobre a importância da pesquisa em nível nacional e local, além de reforçarem os impactos positivos que a produção acadêmica propicia para a sociedade.

O evento "Inovação e Transferência Tecnológica para o Desenvolvimento”, organizado em trabalho coletivo pelo PROFNIT, aconteceu de 25 a 28 de maio, estabelecendo-se como um espaço educativo onde foi possível ampliar os saberes científicos sobre o processo de desenvolvimento e compartilhamento tecnológico. Durante o período do evento, foram debatidas temáticas sobre Parques Tecnológicos e Desenvolvimento Sustentável, por exemplo. Para ficar por dentro de tudo que foi discutido, acesse o Canal UFPI TV no Youtube.