Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tem início a programação do Seminário "Inovação e Transferência Tecnológica para o Desenvolvimento"

Última atualização em Terça, 25 de Mai de 2021, 22h13

Aconteceu, nesta terça-feira (25), a abertura do seminário "Inovação e Transferência Tecnológica para o Desenvolvimento”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) e pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PREG), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A programação terá duração até o dia 28 de maio e será transmitida pelo canal da UFPI no Youtube. Para acompanhar a programação clique AQUI.

O evento, que tem abrangência internacional, busca discutir a importância do processo de transferência tecnológica e como este se dá, de forma a promover o desenvolvimento social e econômico.

Os componentes da frente de honra da abertura do evento foram: o Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes Fernandes; Prof. Evandro Alberto de Sousa, Reitor da  Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Profa. Keylla Urtiga, coordenadora de Pesquisa e Inovação e representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ/UFPI); Profa. Regilda Reis, pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação e coordenadora do PROFNIT, da UFPI; Profa. Wagna Piler, coordenadora nacional do PROFNIT; Prof. Francisco de Assis de Sousa Nascimento, coordenador Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFPI; Prof. Jefferson Mendes, em substituição ao Prof. Lívio César Cunha Nunes, presidente da comissão científica do Seminário e integrante do PROFNIT/UFPI.

Sem_título_copy_copy_copy_copy_copy.png

Frente de honra da abertura do seminário "Inovação e Transferência Tecnológica para o Desenvolvimento”

A pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Reis, destaca a importância do Programa para a Universidade e comenta o objetivo do evento inédito. “É uma grande satisfação iniciar esse primeiro seminário do PROFNIT/UFPI, um programa recente, criado em 2018.2. Contamos com 14 docentes, tanta da UFPI quanto da UESPI e do Instituto Federal e Tecnológico do Piauí (IFPI). Esse seminário conta com palestrantes internacionais e possui uma programação pensada com muito cuidado, para possibilitar, durante seu período de realização, a discussão da importância da transferência tecnológica e do desenvolvimento científico, tecnológico e social”, ressalta Regilda Reis.

De acordo com o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o seminário é importante também por sanar as dificuldades de transferências dos saberes para setores externos à Universidade. Ele destaca que “os índices de patentes registradas, por exemplo, sejam para a indústria ou outo setor, ainda são baixos, e isso só irá melhorar se ultrapassarmos os muros da Universidade, nos comunicando com todos os segmentos da sociedade e abrindo nossas administrações para convênios e parcerias. Se assim não for, o aproveitamento dos conhecimentos construídos será baixo.” O reitor ainda reforça a importância do seminário do PROFNIT/UFPI: “É muito gratificante realizar um evento que incentiva o uso das tecnologias digitais para a transferência de conhecimento e construção dos saberes, nas salas de aulas, laboratórios e para o desenvolvimento também do nosso estado”, afirma.

Um fator importante para o cumprimento do objetivo do evento, expresso em sua temática, é o aproveitamento dos recursos tecnológicos, como apresentado pelo Prof. Evandro Alberto de Sousa, Reitor UESPI. “Esse evento é uma demonstração da importância do processo de transferência tecnológica e de sua relevância para o desenvolvimento social e econômico. A abrangência dessa programação se dá em nível internacional, o que demonstra como a tecnologia pode romper barreiras nos mais diversos contextos, ao tempo em que cumpre com maestria  seu objetivo de capacitar profissionais para atuarem no aperfeiçoamento de técnicas a serem aplicadas no meio acadêmico ou no mercado”, explana.

O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem no desenvolvimento tecnológico de forma a ser aplicada no ambiente acadêmico e no mercado. O fator mais importante nesse processo é a transferência tecnológica, que consiste em promover o acesso aos conhecimentos técnico-científicos, aliando os modos de produção, para esses possam ser reproduzidos e/ou melhorados em prol de determinado objetivo.

Wagna Piler, do Instituto Federal do Estado da Bahia e coordenadora Nacional do PROFNIT, evidencia que o seminário iniciado nesta terça (25) “traz temáticas muito importantes e estratégicas, em abordagem à Saúde, biomateriais, sustentabilidade e com abordagem à importância de se falar desse conhecimento que é construído na Academia para a sociedade, gerando riqueza e desenvolvimento social”.

Toda a programação do seminário "Inovação e Transferência Tecnológica para o Desenvolvimento” pode ser acompanhada pelo canal Ufpi TV, no Youtube, e todas as transmissões ficarão disponíveis para acessos posteriores à sua realização.

O evento possui como público-alvo interno: alunos de pós-graduação do PROFNIT (local e nacional) e demais cursos da área tecnológica; e como público-alvo externo: alunos de Doutorado, Mestrado, Engenharias e Administração, profissionais que atuam na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.