Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento "Inovação e Transferência Tecnológica para o Desenvolvimento” inicia nesta terça-feira (25)

Última atualização em Quarta, 26 de Mai de 2021, 17h26

profnit

O processo de desenvolvimento e compartilhamento tecnológico é fundamental para o avanço da sociedade. A troca de experiências e saberes possibilita a replicação assim como o aperfeiçoamento da tecnologia. Contudo, o processo de transferência tecnológica deve ser pensado e negociado para chegar entre o cedente e quem recebe. Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT - UFPI) realizará no período de 25 a 28 de maio, o evento "Inovação e Transferência Tecnológica para o Desenvolvimento”, que busca discutir a importância do processo de transferência tecnológica e como este se dá, de forma a promover o desenvolvimento social e econômico.

O evento, que tem uma abrangência internacional, possui como público-alvo interno: alunos de pós-graduação do PROFNIT (local e nacional) e demais cursos da área tecnológica; e como público-alvo externo: alunos de Doutorado, Mestrado, Engenharias e Administração, profissionais que atuam na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

A programação contará com defesas de Trabalhos de Conclusão de Cursos, palestras e mesas-redondas. As inscrições serão realizadas via SIGAA e o evento será transmitido pelo canal no Youtube da UFPI. A abertura contará com a participação do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Luiz de Sousa Santos Júnior.

É um programa stricto sensu, que tem como objetivo capacitar profissionais para atuar no desenvolvimento tecnológico de forma a ser aplicado no ambiente acadêmico ou mercado. O fator mais importante neste processo é a transferência tecnológica que consiste em promover o acesso aos conhecimentos técnicos científicos aliando os modos de produção para que estes possam ser reproduzidos e ou melhorados em prol de um determinado objetivo.

Sendo o ambiente acadêmico umas das principais fontes geradoras de conhecimento, entender como se dá esse processo e como fazer a ponte entre quem desenvolve e quem tem capacidade de pôr em prática a replicação das tecnologias desenvolvidas nas pesquisas, o mercado. Assim, é necessário saber como realizar esse processo de parceria. Apesar de ser um caminho aparentemente natural para o conhecimento tecnológico, sua aplicação e replicação, isso não ocorre sempre e muitas vezes a academia e mercado não conseguem estabelecer uma comunicação clara.

Dessa forma são necessárias ações como o evento “Inovação e Transferência Tecnológica para o Desenvolvimento” como importante estratégia para lançar luz e orientar como construir pontes entre estes dois atores para promover o desenvolvimento social, econômico e sustentável.

Confira os links de transmissão dos evento que ocorre no turno da noite:

Dia 25/05

Dia 26/05