Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGEd realiza aula inaugural do período 2021.1 com evento online sobre pesquisa educacional em tempos de pandemia

Última atualização em Sexta, 21 de Mai de 2021, 10h27

WhatsApp Image 2021 05 20 at 18.09.25 1

Com o tema "Pesquisa Educacional em Tempos de Pandemia: Implicações no contexto Internacional e Brasileiro'', o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI), realizou sua aula inaugural do período 2021.1 na tarde dessa quinta-feira (20), na modalidade online.

O encontro contou com os palestrantes: Professor Robert Evan Verhine, Coordenador de Área de Educação da Capes, que abordou o tema: “A avaliação da Capes em tempos de pandemia e pós pandemia”; Joaquim Luis Alcoforado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC); Profa. Regilda Moreira Aráujo, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG/UFPI).  A aula também contou com a presença do Prof. Dr. Gildásio Guedes, Reitor da UFPI. O tema proposto para o evento foi mediado pela Profa. Maria da Glória Carvalho Moura, Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Educação (PPGEd).

''Estou presente pela minha identificação com a área da Educação, pelos inúmeros colegas professores que participam deste Programa, de forma que, embora tendo iniciado meus estudos na área de Exatas, mestrado em Matemática, fiz doutorado em Tecnologias Digitais, estudei várias teorias. Então, minha identidade é grande com o Programa, que vem a ser o mais antigo da Universidade. Um conhecimento novo baseado em práticas e na Ciência'', ressalta Gildásio Guedes, Reitor da UFPI.

WhatsApp Image 2021 05 20 at 18.09.25 2

Reitor Gildásio Guedes participou do evento

A Profa. Regilda Moreira Aráujo explicou sobre as implicações no contexto da UFPI e da atual gestão. ''Estamos todos os dias trabalhando, contornando todas as questões que vêm surgindo por conta da pandemia, contribuindo para a melhoria da pós-graduação da UFPI. Desenvolvemos um trabalho em equipe, que busca se aproximar da comunidade e dos coordenadores dos cursos, juntamente com os comitês de assessoramento de cada área''.

WhatsApp Image 2021 05 20 at 20.30.22

Servidores e Terceirizados da PRPG

O Prof. Robert Evan Verhine abordou sobre a Avaliação da CAPES em tempos de pandemia e pós pandemia, falou sobre a mudança do cronograma da avaliação e a minimização das mudanças imediatas propostas das avaliações da CAPES que devem ser essencialmente equivalentes. ''A avaliação da CAPES é um modelo específico, é um modelo usado há 41 anos, o que mudou durantes esses anos foram os programas. Com fortes implicações para os avaliados, pois orienta decisões  sobre regulação e financiamentos'', afirmou.

WhatsApp Image 2021 05 20 at 21.04.44

Prof. Robert Evan Verhine, Coordenador de Área de Educação da Capes