Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e FADI são homenageadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região

UFPI e FADI são homenageadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região

Última atualização em Quarta, 19 de Mai de 2021, 15h05

Captura_de_Tela_93_copy.png

A passagem dos 50 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e dos 90 anos da Faculdade de Direito do Piauí (FADI) foi celebrada em mais um evento. Dessa vez, o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT 22 Piauí) realizou uma sessão solene para homenagear as Instituições.  A homenagem foi proposta pelo vice-presidente e corregedor do TRT 22 Piauí, desembargador Francisco Meton Marques Lima, sendo apreciada e acolhida por todos os membros do Tribunal.

A solenidade foi realizada na manhã dessa quarta-feira (19), de forma virtual e transmitida pelo canal do TRT 22 Piauí no YouTube. A desembargadora Liana Ferraz de Carvalho, presidente do TRT 22 Piauí, presidiu a sessão. Antes das falas dos convidados, foi pedido um minuto de silêncio em memória dos servidores da UFPI e TRT 22 Piauí que foram vítimas da covid-19. A cerimônia teve, ainda, a apresentação do Hino Nacional.

Sobre a homenagem, o reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, disse que o momento era de muita gratidão. O reitor lembrou o papel decisivo da fundação da UFPI para o estado do Piauí e da relevância das pessoas que se empenharam na criação da Instituição. Frisou, também, conquistas de egressos e a qualidade do curso de Direito, sempre bem avaliado nos exames. “A Universidade é esse celeiro inesgotável de favores, de bons serviços, de serviços voltados para o desenvolvimento da ciência, cultura, extensão, pesquisa e do ensino de graduação. Essa é a universidade que nós queremos”. O reitor destacou, ainda, dois grandes projetos em desenvolvimento na UFPI: o Parque Ambiental e o Parque Tecnológico, e pediu apoio das instituições presentes para a implantação dos parques que serão relevantes para todo o estado.

Captura_de_Tela_85.png

Reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes

O vice-reitor da UFPI, professor Viriato Campelo, agradeceu a homenagem e ressaltou a atuação da atual gestão para a abertura da UFPI às diversas parcerias com outras instituições. “A UFPI está aberta, não apenas no sentido de abrir as portas para que as pessoas andem, mas, também, de estabelecer, rasgar os muros para que todos nós tenhamos cada vez mais proximidade com a nossa sociedade piauiense. Estamos todos aqui empenhados, o professor Gildásio é um homem do trabalho, que conhece bem a UFPI e estamos de mãos dadas, trabalhando juntos para que a gente consiga esse objetivo, que é ampliar cada vez mais os cenários do conhecimento”, destacou.

Captura_de_Tela_98.png

Vice-reitor da UFPI, professor Viriato Campelo

Em sua fala, a presidente do TRT 22 Piauí, desembargadora Liana Ferraz de Carvalho, agradeceu aos presentes e parabenizou a todos que compõem a UFPI. “Agradeço a todos e todas pelas palavras generosas e corteses que foram ditas aqui em favor da nossa queridíssima UFPI. Parabéns a todos que fazem, que fizeram e que vão continuar a fazer da nossa universidade uma grande universidade”, manifestou.

Captura_de_Tela_62.png

Professor e desembargador Francisco Meton Marques Lima

Proponente da homenagem, o professor e desembargador Francisco Meton Marques Lima destacou o papel da UFPI para o progresso do Piauí e de toda a região. “Papel que vem desempenhando com esmero, através de dedicados professores e egressos dos seus quadros presentes e passados. Quero render minhas homenagens aos professores já falecidos, aos aposentados e aos presentes que deram e dão enorme contribuição para o desenvolvimento humano tecnológico e científico do nosso querido Piauí”, declarou.

Captura_de_Tela_75.png

Chefe do DCJ/UFPI, professora Olívia Brandão

A chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI, professora Olívia Brandão, lembrou a história de fundação da FADI, evolução nesses 90 anos, nota máxima no ENADE, selo OAB recomenda, adoção do ensino jurídico 4.0 e a parceria com o TRT 22 Piauí. “Tanto o TRT 22 Piauí quanto a FADI estão unidos na construção de uma sociedade pacífica, justa e inclusiva, buscando a promoção do emprego de jovens e o trabalho decente para todos, com fundamento na agenda 2030 da ONU, visando formar, capacitar e conscientizar sobre o perfil profissional do futuro: criativo, motivado, emocionalmente inteligente, com condições de desenvolver suas habilidades”, disse.

Também participaram da solenidade e fizeram pronunciamentos a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, professora Débora Dethmann; o desembargador federal do TRF da 1ª Região, professor Carlos Augusto Pires Brandão; professora da UFPI e Juíza do Trabalho do TRT-22, Regina Coelli Batista de Moura Carvalho; coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPI, professor Éfren Paulo Porfírio Cordão; docente da UFPI, professor Robertônio Santos Pessoa; docente da UFPI e defensor público, Nelson Nery Costa; e docente da UFPI, professor Nelson Juliano Cardoso Matos. A Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheira Lílian de Almeida Veloso Nunes Martins; o presidente da OAB-Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto; e a deputada estadual Flora Isabel também participaram da sessão.

A solenidade pode ser vista no canal do TRT 22 Piauí no YouTube, disponível aqui.