Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de Pesquisa da UFPI promove I Congresso Internacional de Jornalismo Inovação e Igualdade nos dias 24 e 25 de maio

Última atualização em Terça, 18 de Mai de 2021, 19h24

WhatsApp Image 2021 05 18 at 18.56.38

O I Congresso Internacional de Jornalismo, Inovação e Igualdade já tem data marcada. O evento inicia na próxima segunda-feira, dia 24, das 9h às 12h, com a mesa redonda “Convergências e contrastes digitais: modos de pensar um jornalismo inovador”. Com cronograma dividido em duas etapas, a programação continua na terça-feira com palestras e grupos de trabalhos. O Congresso é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A terça-feira, dia 25, conta com uma mesa de debate voltada à prática da profissão, com convidados consagrados na área. Sarah Fontenele, do Ocorre Diário (Teresina), Lá Garganta Poderosa (Argentina) e Raíssa Galvão (Mídia Ninja) são alguns dos componentes. Entre as diversas propostas do Grupo, o Congresso representa a materialização do tripé que o guia, especialmente no contexto de pandemia.

Juliana Teixeira, líder do JOII-UFPI e professora do Departamento de Comunicação Social (DCS), conta que as expectativas são positivas para o evento e ressalta que enquanto Grupo nunca foi questionado o porquê de pensar em uma comunicação inclusiva, já que sempre se partiu da compressão de que ela é fundamental. “Um dos conceitos trabalhados é a apropriação social da tecnologia. Não adianta ingressar no online para ensino e extensão sem ver que a exclusão digital é enorme não só entre alunos, mas entre professores também”, pontua.

Membro do JOII-UFPI, a estudante de Comunicação Social Lanna Artemízia compartilha que participar do Grupo e do Congresso permite o contato com pessoas que trabalham temáticas variadas dentro da área, como Harry Potter, por exemplo. “Isso me abriu os olhos com relação à minha pesquisa sobre fãs. Vejo que eu estou produzindo e vou trazer coisas bacanas para a academia. Fico feliz em ver os trabalhos que recebemos e isso me incentiva mais”, externa.

O evento será transmitido pelo canal no Youtube JOII UFPI. Para mais informações, basta entrar em contato pelo instagram @joii.ufpi.

Sobre o JOII-UFPI
Dentro das muitas linhas de atuação, o Grupo JOII-UFPI surge para suprir a carência de pesquisas direcionadas para o campo das novas tecnologias da inovação em jornalismo no Piauí. O tripé jornalismo, inovação e igualdade guiam as ações e produções científicas e humanas do Grupo, que iniciou formalmente em maio de 2020.