Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança edital para capacitação de servidores do TJ-PI com 38 vagas para mestrado e doutorado

Última atualização em Sexta, 14 de Mai de 2021, 17h44

Captura_de_Tela_14.png

Na manhã desta sexta-feira (14), foi lançado o edital para capacitação de servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). O edital é resultado de acordo de cooperação técnica firmado entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o TJ-PI, por meio da Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa (Fadex) e da Escola Judiciária do Piauí (EJUD) do TJ. Essa é a primeira vez que a UFPI faz um convênio dessa natureza com o TJ-PI.

A professora Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo, pró-reitora de Ensino de Pós-graduação representou a reitoria na solenidade que teve a participação do desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do TJ-PI; desembargador Sebastião Ribeiro Martins, diretor da Escola Judiciária do Piauí (EJUD/PI); desembargador Fernando Lopes, corregedor geral de justiça; professor Samuel Pontes do Nascimento, Superintendente da FADEX; além de outros representantes da administração superior da UFPI e do TJ-PI.

Captura_de_Tela_44.png

Professora Regilda Moreira Araújo, pró-reitora de Ensino de Pós-graduação da UFPI

A pró-reitora de Ensino de Pós-graduação da UFPI, professora Regilda Moreira Araújo, destacou o apoio do reitor e vice-reitor para concretização da proposta e a expectativa para os profissionais que serão qualificados. “Esperamos qualificar servidores do TJ promovendo o desenvolvimento de trabalhos aplicados que possam impactar no trabalho desenvolvido junto ao TJ e à comunidade. Desejo sucesso a todos que pretendem qualificar-se. Temos programas com professores de excelência, orientadores com a mais alta formação, com certeza contribuirão muito para o sucesso deste convênio e da qualificação.”

Captura_de_Tela_19.png

Desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do TJ-PI

Para o presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira, o convênio trará benefícios ao TJ e seus servidores que terão um curso de alto nível. O desembargador destacou o papel relevante da UFPI no desenvolvimento do estado, sendo a instituição um marco para a história do Piauí. Ele lembrou, ainda, que a maioria dos presentes tem vínculo com a Instituição e que a UFPI é motivo de orgulho para todos os piauienses.  “Essa grande instituição tem prestado relevante serviço ao estado do Piauí, tem feito história, mandado valores para outros estados, quiçá até para o exterior. Nesse momento, me regozijo em poder participar desse evento que é um marco para o TJ-PI e a EJUD ao podermos iniciar e instrumentalizar este curso de pós-graduação em diversos segmentos.”

Captura_de_Tela_10_copy.png

Superintendente da FADEX, professor Samuel Pontes

O superintendente da FADEX, professor Samuel Pontes, destacou a relevância da proximidade do TJ-PI da academia e lembrou o papel da FADEX em promover essas conexões. “A FADEX se coloca proativa e à disposição para viabilizar projetos como esse convênio, mas também outros projetos de cunho educacional, científico e tecnológico que sejam de interesse tanto da EJUD quanto da presidência do TJ-PI”, frisou. O superintendente anunciou que o Programa de Pós-Graduação em Direito vai ofertar vagas num edital próximo como parte do convênio. Outra ação deve ser a parceria para a criação de um sistema de jurisprudência com uso de Inteligência Artificial desenvolvido pela UFPI para o TJ-PI.

Captura_de_Tela_34.png

Desembargador Sebastião Martins, diretor da EJUD/PI

Em seu pronunciamento, o desembargador Sebastião Martins, diretor da EJUD/PI, lembrou uma fala do ex-reitor da UFPI, professor Camilo da Silveira Filho, sobre o papel da universidade que é o de estar a serviço da sociedade piauiense. Ele destacou que o convênio celebrado entre o TJ-PI e a UFPI é mais uma prova desse compromisso. “Estou muito feliz ao celebrar esse convênio que possibilita tanto a servidores quanto a magistrados fazer o curso de mestrado e doutorado na nossa UFPI. A nossa instituição que dignifica o estado do Piauí e hoje está muito bem representada pelo professor Gildásio Guedes.”

Captura_de_Tela_18_copy.png

Desembargador Fernando Lopes, corregedor geral de justiça

O desembargador Fernando Lopes, corregedor geral de justiça, foi diretor da EJUD e falou da satisfação em ver a Escola celebrar o convênio com a UFPI, o que contribui para o cumprimento da sua missão, visão e valores. Ele parabenizou os dirigentes e servidores do TJ-PI e o reitor e vice-reitor da UFPI pela celebração do convênio. “Quero dizer da satisfação de participar dessa solenidade, uma vez que fui diretor geral dessa Escola Judiciária por 4 anos e 07 meses e hoje vejo a Escola seguir seus passos, celebrando esse convênio com a UFPI.”

Apresentação dos programas - No dia 18 de maio será feita a apresentação dos programas de pós-graduação, informando sobre área de concentração, linhas de pesquisa e projetos que podem ser desenvolvidos para os interessados em concorrer à seleção.

A solenidade de lançamento pode ser vista no canal da UFPI no YouTube, disponível aqui.

O edital completo pode ser acessado aqui.