José Ledy Carvalho Santos, Railson Borges, José WylkBrauna da Silva e Thiago Batista têm muito em comum. Filhos de camponeses e naturais de municípios da região do Vale do Gurgueia, eles estudaram o ensino fundamental em escolas da zona rural e o ensino médio em escolas da zona urbana. Também cursaram a mesma graduação: Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus.
Os quatro celebram agora mais uma grande conquista: foram aprovados para a pós-graduação, nível mestrado, em duas grandes universidades. Railson Borges, José WylkBrauna da Silva e Thiago Batista foram aprovados para o mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural – PPG Mader na Universidade de Brasília (UnB) e José Ledy Carvalho Santos foi aprovado para o mestrado em Educação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Para eles, essa trajetória é marcada por desafios, pelo compromisso com a ciência e com suas comunidades e o reconhecimento de que a educação é transformadora. Os estudantes destacam, ainda, o papel decisivo da UFPI, incentivo dos professores, integração aos núcleos de estudo e pesquisa, e apoio familiar para a permanência e continuidade na academia.
Conquistas e trajetórias - José Ledy diz que é grato a todos que compõem a UFPI e lembra o incentivo que sempre recebeu dos professores da LEDOC, especialmente as professoras Socorro Silva, Adriana Lima, Simone Euclides, Cláudia F. Duarte Vieira (in memoriam), para realizar pós-graduações. Ele participa do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Ciência Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES), onde pode desenvolver seu potencial como pesquisador. “Cursar a pós-graduação é de extrema relevância para a formação profissional docente e para formação humana na construção de um projeto de igualdade e de justiça social planetária, sendo a educação a força necessária para sua efetivação.”
José Ledy Carvalho foi aprovado para o mestrado em Educação na UFPB e acredita que a educação é que pode trazer igualdade e justiça social
O estudante Railson Borges recebeu a aprovação com felicidade e gratidão. Ele destacou a contribuição dos professores e colegas da LEDOC e das experiências no Coletivo de Teatro Cenas Camponesas, Núcleo de Agroecologia e Arte do Vale do Gurguéia (NAGU) e movimento estudantil no processo de formação. “De modo particular, agradeço às professoras Kelci Anne Pereira e Valcilene Rodrigues que me proporcionaram oportunidades únicas neste processo e a meus pais que nunca mediram esforços para que eu conseguisse chegar até aqui”.
Railson Borges fará o mestrado na UnB e atribui a conquista às experiências acadêmicas e estudantis e ao apoio dos pais
José WylkBrauna também integra o NEPEECDES e é extensionista no projeto Pré-Enem Popular Vale do Gurguéia e da Universidade Popular Vale do Gurguéia. Ele agradeceu aos pais por compartilharem o sonho da formação acadêmica e as professoras Socorro Silva e Adriana Monteiro pelo incentivo. Frisou, ainda, a satisfação em ser aprovado com um projeto que pesquisa a sua comunidade Laranjeiras e pela contribuição que os resultados trarão para a comunidade e os moradores. “A UFPI foi fundamental em meu processo de formação, aprendi muito na Licenciatura em Educação do Campo e desaprendi também que a falácia das narrativas de que os camponeses são “jeca tatu” é discurso de inferiorização. Sou prova que todos podemos vencer os preconceitos e pela educação derrotar esse pensamento colonial e atrasado.”
José WylkBrauna foi aprovada na UnB com uma proposta de estudo de sua comunidade Laranjeiras e lembra que todos são capazes de vencer preconceitos
Thiago Batista destacou que a Licenciatura em Educação do Campo levou os estudantes para o mundo da ciência e a fala também é de gratidão. “Muito Grato a Deus que sempre esteve comigo me fazendo ir adiante mesmo nos piores momentos. Gratidão a minha família que me apoiou nesse processo seletivo, a Maria Falcão pelo acolhimento em sua casa e pelo apoio, as professoras Valcilene Rodrigues e Kelci Anne que acreditaram em mim e me ajudaram a estabelecer um compromisso com a minha comunidade e com a ciência rumo a um processo de capacitação profissional.”
Thiago Batista fará o mestrado na UnB e lembrou que a LEDOC apresentou o mundo da ciência para os estudantes