Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Servidor e mestranda da UFPI estão entre os selecionados para o curso "Ética, Universidade e Sociedade" da Universidad del Azuay, Equador
Início do conteúdo da página

Servidor e mestranda da UFPI estão entre os selecionados para o curso "Ética, Universidade e Sociedade" da Universidad del Azuay, Equador

Imprimir
Última atualização em Quinta, 13 de Mai de 2021, 11h52

Alexandre Maslienkiewicz, farmacêutico, técnico-administrativo lotado no Departamento de Medicina Comunitária - CCS e Mariana de Carvalho Sousa, mestranda em Ciência Política, estão entre os selecionados da Universidade Federal do Piauí para o curso "Ética, Universidade e Sociedade", fruto do Acordo de Cooperação assinado em março de 2021 entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Universidad del Azuay – UDA, Equador. 

Com carga-horária de 30h, 18h de aulas virtuais e 12h de atividades extras, o curso, que teve início no dia 05 de maio e conta com aulas em espanhol para professores, gestores e estudantes de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das universidades associadas ao GCUB, selecionou cem inscritos das 201 candidaturas recebidas, provenientes de 32 universidades associadas. 

O curso tem como objetivo principal compreender coletivamente, na sala de aula virtual, o papel da ética em sua relação com a universidade e a sociedade, a partir da afirmação categórica de que o objetivo humano e civilizatório é a proteção e o cuidado com a vida por meio do fortalecimento das condições ambientais e sociais que favorecem a sobrevivência e a projeção.

Mariana Sousa fala sobre como está sendo o curso. “O primeiro dia foi uma bomba imensa de informações, mas eu gostei, pois paguei a disciplina de Ética no curso de Ciência Política da UFPI. Porém, pelo que percebi, o curso da faculdade é mais extenso, tem uma visão menos congelada do que conhecemos por ética. Ele trata mais do papel da ética e sua relação com a universidade e a sociedade, a partir de que o objetivo humano e civilizatório é proteção e cuidado com a vida, fortalecendo a sobrevivência, sob condições ambientais e sociais ideais”, destaca.

Ela explica, ainda, que o curso terá uma avaliação que é um ensaio e, claro, é preciso ter presença mínima nas aulas.

A lista dos selecionados pode ser acessada aqui
 
 

 

Fim do conteúdo da página