Organizado por professores do Grupo Temático de Saúde Bucal Coletiva, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT-SBC/Abrasco) e com capítulos sobre diálogos e reflexões na pandemia escritas por professores do Brasil inteiro, o livro digital "Diálogos Bucaleiros – reflexões em tempos pandêmicos" foi lançado nesta segunda-feira-feira (10), em evento online aberta ao público.
De acordo com o professor do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica da UFPI, Otacílio Batista Netto, o ebook foi produzido durante o primeiro ano da pandemia 2020, por meio de encontros virtuais. “Em cada encontro foi produzido um capitulo do livro, uma temática por encontro, no qual dois ou quatro professores discutiam o tema”, explica.
Otacílio explica que “diálogos bucaleiros” vem de uma autodenominação que os dentistas fazem. “Os professores dentistas se autodenominam como bucaleiros, pois trabalham com a parte especifica Saúde Bucal Coletiva. Bucaleiros constitui uma vanguarda situada no “objetivo comum” daqueles que estão construindo uma ética e estética bucal própria e que tem agregado à luta política pela saúde bucal”, ressalta.
A obra conta com artigos dos dentistas Otacílio Batista de Sousa Nétto; Sônia Cristina Lima Chaves; Cláudia Flemming Colussi; Rodolfo Macedo Cruz Pimenta; Roosevelt Silva Bastos; Cristine Maria Warmling; Fernanda Campos de Almeida Carrer; Rafael Gomes Ditteric; Renata Goulart Castro, entre outros pesquisadores.
O ebook também traz o artigo “As formações (im)possíveis no SUS: o on-line nos ressignificando e aproximando”, que tratou da educação possível e impossível em tempos de pandemia, pandemência e de infodemia das comunicações virtualmente remotas.
O livro está disponível neste link.