O Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste (TROPEN), realizou na manhã desta sexta-feira (27), o segundo dia de apresentações dos Seminários de Tese do Doutorado em Desenvolvimento em Meio Ambiente. As apresentações, que ocorreram no auditório do TROPEN, são organizados anualmente com intuíto de avaliar o processo de construção das teses de doutorado desenvolvidas pelos doutorandos de diversas instituições.
O Doutorado em Desenvolvimento em Meio Ambiente é constituído por sete instituições de ensino no nordeste, sendo seis federais e uma estadual, que integram a rede de Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). A apresentação faz parte das disciplinas obrigatórias de Seminário de Tese I, II e III. Na disciplina de Seminário de Tese I os alunos apresentam o projeto de tese para que o estado da arte e toda fundamentação teórica sejam apresentadas na disciplina de Seminário II. No seminário III os doutorandos demonstram o resultado preliminar das pesquisas desenvolvidas. Atualmente são 22 doutorandos realizando pesquisas em todo Piauí.
Uma das pesquisas apresentadas foi realizada pelo professor do curso de Turismo da UFPI e doutorando do TROPEN, Rodrigo de Sousa Melo, e abordou os inventários das fontes de emissão de carbono dos visitantes da Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba e do Parque Nacional de Sete Cidades. O estudo avaliou as principais fontes de emissão de dióxido de carbono e procurou observar como o turismo contribui para as mudanças climáticas a partir de análises realizadas no Piauí. Rodrigo destacou a importância do seminário por promover a interação entre diversos pesquisadores e diferentes estudos. "Essa modalidade de doutorado associada em rede é importante porque além de vivenciarmos a realidade do Piauí, podemos cursar disciplinas em outros estados, o que promove a integração com outros pesquisadores e professores; é uma oportunidade de intercâmbio de informações", destacou.
Professor Rodrigo de Sousa Melo
A aluna Hérica Melo, mestranda do TROPEN e professora do Colégio Técnico de Teresina, observou as apresentações e destacou a importância das pesquisas realizadas para o melhor relacionamento da sociedade com o meio ambiente. "Essas pesquisas ajudam a comunidade a perceber que existem trabalhos sendo realizados dentro da universidade que vão dar um retorno a ela quanto ao meio ambiente", afirmou a mestranda.
Para a coordenadora do Doutorado em Desenvolvimento em Meio Ambiente, professora Dr.ª Maria do Socorro Lira, "o que falta é ter uma ponte entre a academia e a sociedade. Ou seja, fazer com que as pesquisas realizadas na academia possam ser abservadas pela sociedade e implementadas pelas instituições públicas", destacou a coordenadora.