Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do V CIAPS debate sobre Cuidado Materno em Tempos de Covid-19
Início do conteúdo da página

Abertura do V CIAPS debate sobre Cuidado Materno em Tempos de Covid-19

Imprimir
Última atualização em Sexta, 07 de Mai de 2021, 10h36

Com tema central “Aproximando a Ciência da Prática para Saúde da Mulher em Tempos de Covid-19”, o V Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (V CIAPS) iniciou sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (06). O evento acontece totalmente no formato on-line pelo canal do youtube: Nuepes Não Mortalidade Materna e propõe debates sobre saúde da mulher, mortalidade materna, contribuições ao enfrentamento da covid 19 e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS).

O Congresso segue até esta sexta-feira (07).  O público-alvo do evento inclui gestores, discentes e docentes e profissionais da área da saúde. A programação conta com os seguintes cinco eixos temáticos: saúde da mulher, covid-19, mortalidade materna, práticas integrativas e complementares, síntese de evidências e inclui realização de oficinas, apresentação de trabalho oral e conferências de especialistas nacionais e internacionais.

mesa.png

Mesa do evento

A partir das 8:30h  aconteceu a abertura oficial com apresentação virtual do hino nacional e mesa composta pelo Magnífico Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes; Vice- Governadora do Piauí, Regina Sousa; Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque; Diretor da BIREME, Diego Gonzales; Coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher COFEN Dr Valdecyr Herdy Alves; Presidente do CBSI, Ricardo Gelmen; diretora do CLAP, o centro da OPAS/OMS de Perinatologia, de onde é o Dr Múcio, Suzanne Serruya; consultora da área de APS na OPAS Brasil e estará representando a Dra Socorro Gross, a representante da OPAS/OMS Brasil, Dra Lely Guzman; Vice-Presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), Antônio Carlos de Carvalho Seixlack, Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira Deputada estadual Flora Izabel;  Presidente Fiocruz Brasília Secretária Executiva UNASUS, Maria Fabiana Damásio Passos, Presidente do CONASEMS, Wilames Freire Bezerra, representado por Marcela Alvarenga; Presidente Cosems-PI; Deputado Estadual do Piauí- Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia; Francisco De Assis Oliveira Costa; Coordenador do NUEPES, Francisco Meton Marques De Lima; Representando o Presidente do Conselho de Secretários Estaduais da Saúde (CONASS), Carlos Eduardo de Oliveira, Maria José Evangelista, Assessora Técnica do CONASS Vice Reitor da UFPI e presidente do congresso, Viriato Campelo.

b31bbf22-efe9-4d3a-bc6c-959050682a58.jpg

Reitor Gildásio Guedes

Durante a abertura oficial do evento, o reitor Gildásio Guedes destacou a importância do Piauí como polo de Saúde da Região Norte/Nordeste. “Nós somos um polo de Saúde que recebe com satisfação e com leveza pessoas vindas do Maranhão, do Ceará, do Pará e de outros estados. Nós somos um polo de Saúde a serviço da sociedade brasileira”, disse.

WhatsApp_Image_2021-05-06_at_09.28.35_1.jpegLis Cardoso Marinho Medeiros

A Coordenadora do evento professora  e Coordenadora Executiva da UNA-SUS/UFPI, Lis Cardoso Marinho Medeiros disse em seu pronunciamento que muitas causas evitáveis tiram vida de mulheres gravidas em nosso país. “A taxa de mortalidade materna no Piauí é de 103 mil mortes de mulheres por 100 mil nascidos vivos. Mortes causadas na sua grande maioria por hipertensão e eclampsia, hemorragia, sepse e diabetes gestacional. Todas consideradas causas evitáveis no pré-natal”. Lis Marinho disse ainda que o evento tem o proposito de centra-se na relação médico-paciente e ao contexto em que ele acontece. “O CIAPS tenta em sua organização qualificar as informações por evidências aproximando-as da prática para melhor assistir, esta é a nossa ancora”, ressalta.

WhatsApp_Image_2021-05-06_at_09.28.35.jpeg

Ricardo Gelmen

O Presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa CABISIN, Ricardo Gelmen falou da importância das Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas e destacou a felicidade em participar do evento. “É uma grande honra participarmos deste evento de forma a trazer novidades e um pensar mais abrangente que possa contribuir para saúde da mulher”.

b050c697-2f9a-4d25-bb01-63ec987d3b9e.jpg

Auridene Moreira

A Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, evidenciou a situação dos municípios em relação ao combate à Covid-19. “Nos municípios, neste momento, nós passamos por um desafio muito grande de tratarmos a síndrome gripal, de fazermos esse olhar intensificando as ações de enfrentamento à pandemia, e, ao mesmo tempo, não deixarmos de olhar para os grupos que precisam continuarem assistidos, como por as ações voltadas para a saúde da mulher”, afirmou.

A Presidente Fiocruz Brasília Secretária Executiva UNASUS, Maria Fabiana Damásio Passos disse que “em nome da UMA-SUS Nacional parabenizo a UNA-SUS- UFPI. Consideramos essa ação como fundamental para o fomento ao debate à saúde pública, com destaque para questões que acomete a saúde da mulher”.

Já a representante do Presidente do Conasems, Wilames Freire Bezerra, Marcela Alvarenga, ressaltou a importância do tema do Congresso para a entidade. “Nós temos esse tema como prioritário para o Conasems na discussão e na elaboração de processos formativos e no apoio aos gestores municipais a essa causa e o cuidado desse grupo tão especial”, destacou.

Representando o Presidente do Conselho de Secretários Estaduais da Saúde (CONASS), Carlos Eduardo de Oliveira, Maria José Evangelista, Assessora Técnica do CONASS, disse que a mortalidade materna sempre foi um problema entre os brasileiros.

c9a27a1e-2c60-4678-bfc5-9f34e95e2623.jpg

Carlos Henrique Nery Costa

Carlos Henrique Nery Costa, Coordenador Geral do Centro de Inteligência e Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) disse que o CIAPS é um evento que trabalha diretamente com trabalhadores. “Um evento deste porte de Atenção Primária à Saúde diz não só que a intenção é a primeira, mas também que é primária porque ela lida com as pessoas mais importantes que constroem o mundo, os trabalhadores”.

b697ab14-7216-49ea-824f-c1f27e822ce7.jpg

Dra. Lely Guzman

A Dra. Lely Guzman, consultora da área de APS na OPAS Brasil e representante  da Dra. Socorro Gross, disse que o evento é para fortalecer a Atenção Primária à Saúde. “A APS é uma temática tão complexa, mas que é a oportunidade da vida que temos que celebrar nesta situação desafiante pela pandemia, saúde materna. Neste momento desafiador, atividades como o CIAPS que qualificam, fortaleçam o conhecimento, ações, atitudes e práticas para trabalhar na humanização do serviço de saúde como é a prevenção e evitar uma causa tão importante que temos em nossas mãos, como a mortalidade e a morbimortalidade das mulheres em todo Brasil, é uma oportunidade para demostrar que todos juntos somos melhores”, ressalta.

6c297108-7951-4dd8-b26b-9f036aeb6a4b.jpg

Dr. Valdecyr Herdy Alves

O Coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do COFEN, Dr. Valdecyr Herdy Alves disse que é muito oportuno trazer para discussão para promoção de saúde das mulheres. “O Piauí é uma referência importante para o Brasil, no número de parto normal. Nós precisamos ampliar a força de trabalho da equipe multiprofissional, qualificando processo, rede, gestão para alinhar processos de trabalhos”, disse.

991b9080-583f-4b39-b8a0-a7609624465a.jpg

Antônio Carlos de Carvalho Seixlack

O Vice-Presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), Antônio Carlos de Carvalho Seixlack, enfatiza a importância das Práticas Integrativas e Complementaresno contexto da pandemia. “Considero que no momento em que temos inúmeras dificuldades com medicamentos e tratamentos, podemos ter através das plantas medicinais, tratamentos fitoterápicos das Práticas Integrativas e Complementares uma grande oportunidade de prover a população uma atenção especial e benéfica”, afirma.

WhatsApp_Image_2021-05-06_at_10.54.16.jpeg

Suzanne Serruya

A Diretora do Centro Latino Americano de Perinatologia (CLAP) da OPAS/OMS, Suzanne Serruya disse “Estamos vivendo uma pandemia prologada que provoca diferente dimensões, perdas importantes  para situação da saúde da mulher e da mãe a provocado atrasos muitos considerados nos objetivos para o desenvolvimento sustentável. Nós da OPAS/OMS nos preocupamos em cooperar com os países para que as metas da OMS e ODS sejam cumpridas e vimos com muita tristeza que parte dos trabalhos que os países vinham realizando, precisam de muito esforço para se recuperar”.

viriato campelo

Vice Reitor da UFPI e presidente do congresso, Viriato Campelo

O Vice Reitor da UFPI e presidente do congresso, Viriato Campelo disse que “nenhum projeto do Brasil é mais importante do que recuperarmos a APS. Nós estamos sintonizados nessa luta, com o CIAPS”, disse.

TROFÉU NUEPES

Durante a abertura oficial, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí, concedeu o Troféu NUEPES de Honra ao Mérito ao:

c9a27a1e-2c60-4678-bfc5-9f34e95e2623.jpg

Dr. Carlos Nery Costa, pelo seu trabalho como docente e pesquisador, contribuindo imensamente com a formação humana e com os serviços de saúde por sua competência acadêmica única.

WhatsApp_Image_2021-05-06_at_11.01.00.jpeg

Dra. Dorcas Lamounier Costa pelo seu jeito carinhoso de formar profissionais , tornando-os mais humanos e responsáveis com as pessoas que buscam os serviços de saúde.

WhatsApp_Image_2021-05-06_at_11.01.01.jpeg

Dra. Rita Maria Lino Tarcia por sua competência singular e dedicação à UNA-SUS/UFPI, oportunizando a qualificação de trabalhadores do estado do Piauí que irá impactar na melhoria da assistência.

WhatsApp_Image_2021-05-06_at_11.01.01_1.jpeg

Dra. Regina Amélia Lopes Pessoa de Aguiar por seu trabalho de décadas em prol da saúde da mulher , refletindo , discutindo e implementando políticas públicas importantes para redução da mortalidade materna no Brasil

 WhatsApp_Image_2021-05-06_at_11.01.01_2.jpeg

Dra. Maria Auzeni De Moura Fé por sua competência nas ações de saúde da mulher e seu papel determinante para formação humana junto à UFPI, trabalhando como formador e coordenadora estadual da saúde da mulher com grande esmero .

WhatsApp_Image_2021-05-06_at_11.02.07.jpeg

Camilla Cristhina de Oliveira Lima em nome do CAZERO, pela dedicação dos acadêmicos de medicina a todas as edições do CIAPS, participando integralmente com muito empenho e responsabilidade.

WhatsApp_Image_2021-05-06_at_11.02.07_1.jpeg

Dra. Maria do Socorro Cordeiro Ferreira docente exemplar e com muitos anos dedicados à UFPI de muita coragem e dedicação à formação de profissionais da saúde.

Conferência magistral: Cuidado materno e perinatal em tempos de COVID-19

cb482a71-ebd5-4ad2-aca9-aa601317a917.jpg

Conferência de abertura ministrada pelo  Dr. Múcio Bremen, Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS

Após a abertura do evento, aconteceu a conferência de abertura ministrada pelo  Dr. Múcio Bremen, Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS, Uruguay que debateu questões relacionadas ao Cuidado materno e perinatal em tempos de COVID-19.

Segundo Múcio Bremen, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Gerência de Serviço de Saúde, há pouco compartilhamento do vírus e seus efeitos na saúde materna na saúde materna.

210297e5-c0b8-4f5d-8541-b9c1152a6f15.jpg

Dr. Múcio Bremen

Múcio Bremen explica que durante a pandemia foram recomendadas três intervenções, as quais diziam que era necessário manter medidas tradicionais de proteção e prevenção de infecção, estimular a demanda pelo atendimento ao pré-natal e garantir o acesso aos cuidados de prenatal, parto e puerpério; vacinação de mulheres grávidas.

fa1ad95e-b020-4881-aa08-eafbb5bae829.jpg

Conferência de abertura ministrada pelo  Dr. Múcio Bremen, Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS

Durante a apresentação, o especialista trouxe dados e pesquisadas realizadas em vários países da América Latina e do Brasil.

Fim do conteúdo da página