O Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí está sediando neste final de semana, dias 1º e 2 de maio, as provas do Campeonato Piauiense de Atletismo adulto, Sub-20 e Sub-18. O evento acontece obedecendo aos protocolos sanitários da covid-19, com distanciamento, medição de temperatura, uso de álcool em gel e máscara, permitido ao atleta ficar sem o acessório apenas durante as provas.
Medição da temperatura de atletas para ingressar na Pista de Atletismo
O grande destaque desta competição é que os atletas podem realizar as provas com auxílio da cronometragem eletrônica. É a primeira vez que a tecnologia é disponibilizada no campeonato estadual em mais de 30 anos.
Em mais de 30 anos de Federação Piauiense de Atletismo, atletas dispõem de cronometragem eletrônica
O reitor Gildásio Guedes, sensibilizado com a situação dos atletas que estavam há mais de um ano sem o campeonato estadual, atendeu a um pedido da Federação Piauiense de Atletismo para sediar o evento na UFPI. Guedes visitou o Setor de Esportes na manhã deste sábado (1º) para acompanhar de perto as competições, no primeiro evento autorizado a ocorrer no espaço após o início da pandemia.
Reitor Gildásio Guedes conversa com atleta da competição estadual
" Permitir o uso da Pista por nossos atletas faz parte do processo de busca por maior interação com a comunidade. Para que os espaços da Instituição sejam cada vez mais utilizados para vivência, cultura e prática esportiva por parte da sociedade", avaliou Guedes.
Atleta em prova do salto em distância
Mais de 160 atletas do Piauí, Maranhão, Ceará e Pernambuco participam da competição, que possui provas como 5 mil metros, salto em distância e Decathlon 100 metros, com presença inclusive de medalhistas olímpicos. A etapa estadual é seletiva para o Sub-20 e Sub-18, para o Norte-Nordeste Adulto e também com chances para chegar mais longe.
“Nós estávamos muito preocupados com a situação dos nossos atletas. Primeiro, porque 2021 é ano de olimpíada; e segundo, porque temos o Sul-Americano e Pan-Americano. Embora ainda estejamos em pandemia, essas grandes competições não foram canceladas, e por isso, achamos por bem receber os atletas, com todos os cuidados sanitários, explica Josimar de Sousa, presidente da Federação Piauiense de Atletismo.
“Nós agradecemos muito ao Reitor Gildásio Guedes por todo esse apoio oferecido ao atletismo piauiense. Nossos atletas passaram praticamente um ano treinando, mas sem competir. E aqui têm a chance de conseguir uma marca para o Sul-Americano, para o Pan-Americano, porque dispõem das condições de infraestrutura da Pista da UFPI e da tecnologia como o uso da cronometragem eletrônica que os permite aparecer no ranking", finaliza o Presidente Josimar de Sousa.