Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Educação Física/UFPI debate sobre Bullying no Cine Saúde do mês de abril

Educação Física/UFPI debate sobre Bullying no Cine Saúde do mês de abril

Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 15h47

O Cine saúde é um projeto de extensão vinculado ao curso de Educação Física e que tem por objetivo debater temas relacionados à saúde usando recursos cinematográficos para trazer à tona questões peculiares que por vezes “fogem” à matriz curricular. No mês de abril, o projeto trouxe o tema “Bullying” por meio do filme Extraordinário, do diretor  Stephen Chbosky, baseado no livro de J. Palacio. De modo coincidente, o mês de abril é associado ao tema porque o dia 07 do mês foi designado como Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na Escola.

Slide1_copy.JPG

No Brasil, a Lei 13.185, em vigor desde 2016, institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Esta prática é caracterizada por todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Bullying pode configurar-se como ataques físicos, insultos pessoais; comentários sistemáticos e apelidos pejorativos; ameaças por quaisquer meios; grafites depreciativos; expressões preconceituosas e isolamento social consciente e premeditado. O combate à esta prática envolve apoio à vítima, mas também exige atenção ao agressor que em muitos casos lida com fatores estressores os quais não tem condições de administrar. Neste contexto, o papel do professor é fundamental em reconhecer vítima e agressor, tomar ações para combater a prática e atuar de forma a promover a cidadania, a capacidade empática e o respeito a terceiros, num ambiente de paz e tolerância mútua.

Slide4.JPG

O Prof. Dr. Fábio Soares, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPI, foi o palestrante convidado. Em sua fala, ele caracterizou a síndrome de Teacher Collins (síndrome apresentada pelo personagem principal do filme – Auggie). Igualmente apresentou trechos do filme que denotam o bullying étnico-racial, uma das formas mais antigas de bullying. A palestra também permitiu esclarecer o papel da família tanto quanto ao comportamento do agressor, quanto da vítima e, neste sentido, a necessidade de haver alinhamento da família com as ações de respeito mútuo desenvolvidas na escola.

Para a discente Nathália Leão a discussão permitiu entender as repercussões que o bullying pode ter sobre a vítima, algumas inclusive envolvendo modificações na aparência na tentativa de livrar-se da intimidação sofrida. Ainda foi pontuado pela Prof.ª Dr.ª Dionis Machado, coordenadora do projeto, o papel que alguns professores desempenham ao iniciar o bullying em sala de aula quando atribuem apelidos pejorativos a alguns alunos. Esta é uma prática inadmissível e que deve ser discutida nos cursos de Licenciatura.

Slide3_copy.JPG

Por fim, o filme Extraordinário, nos deixa uma mensagem de otimismo e esperança “A grandeza não está em ser forte, mas em usar corretamente a sua força”.

O Cine Saúde oferece palestras abertas à comunidade interna e externa à UFPI, todos os meses, na última quarta-feira do mês. Os temas a serem debatidos podem ser consultados no Instagram do projeto @cinesaudeufpi. A cada mês um novo filme, um novo debate e conhecimento que vai além dos muros!