Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Postura correta e escolha da cadeira adequada podem melhorar conforto em longas horas no home office

Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 08h58

pexels-vlada-karpovich-4939658.jpg

Em tempos de distanciamento social, o Home office estabeleceu novas rotinas com longas jornadas de estudos/trabalho. Diante dessa nova realidade, são muitos os fatores que podem influenciar no rendimento dos estudos e trabalho, além dos fatores físicos como o ambiente e mobiliário, também temos os fatores psicológicos que não devem ser negligenciados, principalmente nesta época de pandemia, em que as pessoas estão isoladas.

Nesse contexto, é fundamental a adequação correta, com um ambiente de estudos/trabalho calmo, de preferência, um ambiente exclusivo para esta função, com mobiliário adequado e temperatura agradável. Somado a isso, a escolha da cadeira adequada também se mostra importante para assegurar o conforto no seu dia a dia e ajudar a manter foco e produtividade.

pexels-olia-danilevich-4974907.jpg

Escolha da cadeira correta - Para uma cadeira de escritório ser considerada adequada, a fisioterapeuta e professora do Curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Nívia Kruta, destaca várias características necessárias que tornam o assento ideal para esse tipo de trabalho.

WhatsApp_Image_2021-04-29_at_16.48.56_copy.jpeg

Fisioterapeuta e Professora  Nívia Kruta

“Primeiramente o modelo da cadeira deve ser específico para o trabalho em escritório, com um estofado de textura respirável, além de regulável com ajustes de altura do assento e do encosto, braços com regulagem de altura e rotatórias, permitindo o giro de 360°, além de possuir rodinhas”, enumera.

Postura adequada - O Supervisor do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia HU -UFPI, Gerardo Mesquita, relembra que nos meses iniciais, sem saber por quanto tempo iria prevalecer essa situação e sem um planejamento prévio, os trabalhadores em Home Office improvisaram soluções, o que ocasionou desgaste aos músculos, tendões e ossos do corpo.

WhatsApp_Image_2021-04-29_at_16.04.18.jpeg

Com o aparecimento dessas queixas, várias medidas de prevenção foram estudadas pela ergonomia, para melhorar as adequações de móveis e outros itens complementares de conforto anatômico para os trabalhadores em Home Office. Com a finalidade de ajudar a prevenir lesões, o Professor Geraldo Mesquita dá orientações para manter postura adequada.

“Quando sentados a coluna lombar deve estar bem apoiada no encosto da cadeira, as pernas devem fazer um ângulo de 90 graus com o solo e os pés devem estar apoiados em uma plataforma à frente proporcionando melhor circulação para os membros inferiores. O monitor do computador ou notebook deve ficar próximo da altura dos olhos, diminuindo a sobrecarga na coluna cervical e minimizando as tensões nos trapézios e ombros. Os cotovelos devem estar bem apoiados e os punhos devem ter um apoio de gel, principalmente o do mouse”, informa o professor.

Assim, é primordial que se adote uma boa postura durante o trabalho sentado, considerando que a má postura dos membros superiores e os movimentos repetitivos no trabalho, jundatemente com outros fatores, podem levar a LER/DORt’s (Lesão por esforço repetitivo/ Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), como as tendinites (inflamações dos tendões), tenossinovites (inflamação das bainhas sinoviais), dentre outras patologias.

Também é importante fazer pausas durante o trabalho, se exercitar regularmente por, pelo menos, 150 minutos por semana e manter uma boa alimentação, conforme também orientam outras fontes consultadas para esta série de matérias sobre Home Office.