Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Convite para palestra de lançamento do Projeto Teresina Musical
Início do conteúdo da página

Convite para palestra de lançamento do Projeto Teresina Musical

Imprimir
Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 17h58

Convidamos a todos para a palestra de lançamento do Projeto Teresina Musical. A palestra "Reflexões sobre Apreciação Musical", ministrada pelo Prof. Dr. Renan Simões (UERN) vai abordar o tema da apreciação musical de uma forma instigante e criativa. Por que ouvimos música? De onde vêm as nossas preferências musicais? Nossas preferências musicais mudam com o tempo? Ouvimos música como um todo? Ou estamos focados só na letra, na poesia? Esses e outros questionamentos serão o ponto de partida para uma conversa sobre nossa relação com a música.

WhatsApp_Image_2021-04-23_at_16.46.24.jpeg

O Projeto “Teresina Musical” tem como objetivo geral ampliar a formação musical da comunidade interna e externa a UFPI a partir de aulas de iniciação musical, de violão, além de uma formação artística/ musical para professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, licenciandos(as) e licenciados(as) em Pedagogia e/ ou outras licenciaturas do campo artístico. Os cursos acontecerão através das plataformas digitais de forma síncrona (Google Meet) e assíncrona (Google Sala de Aula). Além dos cursos, o projeto objetiva também convidar professores de música e músicos para palestras mensais sobre formação musical, workshops de instrumentos musicais e também discussões sobre a formação e atuação do professor de Arte Música. 

Data: 29 de abril de 2021

Hora: 20:00

Local: Google Meet (o link da palestra será enviado por e-mail no dia 29.04.21).

Inscrições aqui: 

Renan Simões é Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Doutor e Mestre em Música (Práticas Interpretativas - Violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), orientado por Daniel Wolff e Leonardo Winter, bacharel em Música (Habilitação - Violão) pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), orientado por Fabiano Mayer, e especialista em Arte e Educação pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd. Sua produção fonográfica solo abarca quatro lançamentos: o EP autoral de violão solo Suíte Pop/ Quatro Miniaturas; (2014, Independente), o CD Renan Simões Interpreta Compositores do Espírito Santo (2014, FAMES), o CD duplo Capixaba (2015, SECULT-ES) e o EP homônimo da banda Nankimm (2016). Em 2014, atuou como coordenador da Camerata Fames de Violões e do Duo Fames de Violões. Entre 2010 e 2011, atuou como instrutor do Laboratório de Alta Performance em Instrumento (LAPI) na FAMES. Integra o Duo Capixaba de Violões e o Coletivo NSLO, de criação e performance musical. Apresentou recitais solo e em duo nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, e em Portugal e Argentina, além de concertos à frente da Orquestra de Câmara da FAMES, Orquestra Camerata Sesi e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas (OSUFAL).

 

Fim do conteúdo da página