Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Mini-Franquias Sociais da UFPI já conta com 5 unidades instaladas para cadeia produtiva de coco babaçu
Início do conteúdo da página

Projeto de Mini-Franquias Sociais da UFPI já conta com 5 unidades instaladas para cadeia produtiva de coco babaçu

Imprimir
Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 22h48

 Mini_franquia_02.png

Mini-franquia social recém-instalada na Comunidade Mundo Novo, em Teresina

Dois anos após a instalação da primeira unidade de Mini-Franquias Sociais na Cadeia Produtiva de Coco Babaçu, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o projeto já totaliza cinco mini-franquias instaladas no Piauí. A última unidade entregue foi recém-instalada na Comunidade Mundo Novo, em Teresina, beneficiando seis famílias. A primeira mini-franquia foi instalada em abril de 2019, na Fazenda da Paz, em Teresina; já a segunda, terceira e quarta foram instaladas em União.

O Projeto, nomeado de Babcool, é financiado por meio de emenda parlamentar da ex-vice-governadora do Piauí Regina Sousa, e foi desenvolvido por meio do Centro de Tecnologia (CT), do Curso de Engenharia de Produção e do Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (GEAPI). Seu principal objetivo é desenvolver a economia solidária de unidades familiares rurais que trabalham com o aproveitamento do coco babaçu no Piauí, visando à sustentabilidade ambiental da atividade. 

Além da construção das unidades físicas, o projeto desenvolve e disponibiliza todo o maquinário que facilite o processo de quebra e extrativismo do coco babçu. Dessa forma, o trabalho das quebradeiras de coco é otimizado e seu bem-estar favorecida. A proposta ainda mantém a autogestão do trabalho, de modo que as pessoas possam exercer sua cidadania, com respeito às suas tradições e ao meio ambiente.

Os equipamentos foram desenvolvidos com o intuito de levar à sociedade rural extrativista um meio de manter uma filosofia ambiental que proporcione melhor qualidade de vida e inserção econômica para essa população. De acordo com o Prof. Francisco de Assis, o projeto foi coordenado pelos Professores Francisco Pinheiro, que faleceu em 2020, Tarso Caselli e Lívio Cesar Nunes.

minifranquia_03.png

“Essas mini-franquias têm o foco de preservar a cultura das quebradeiras de coco babaçu e já trouxeram avanços e melhorias às comunidades onde se encontram instaladas. O Centro Cooperativo de Trabalhadores Rurais está encabeçando e acompanhando todo o melhoramento dessas franquias. Além disso, o GEAPI está continuamente melhorando os maquinários desenvolvidos para as franquias", comenta Assis sobre o avanço das unidades instaladas.

Dentre os objetivos específicos do projeto, está o desenvolvimento da extração do azeite extra-virgem e do azeite normal, com  castanha e com a amêndoa torrada. Além disso, busca-se que a tecnologia desenvolvida para os equipamentos das franquias seja inserida no mercado com preço competitivo e com um maquinário de fácil montagem. As cooperativas montadas ligadas ao projeto irão receber qualificação e apoio da UFPI.

A sexta unidade já está em processo de instalação e o local já foi definido. A ideia é que a próxima mini-franquia funcione também como um ponto de encontro de todos os franqueados, de modo que exponham ali seus produtos.

Ao todo, o projeto das mini-franquias já beneficiou 30 famílias, colaborando para a transformação social de cerca de 150 pessoas.

Minifranquia01.png

Fim do conteúdo da página