Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI prorroga prazos para realizar matrícula institucional da chamada regular do SISU 2021.1

Última atualização em Terça, 27 de Abril de 2021, 18h08

DFVDAV_copy.png

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) prorrogou os prazos para realizar as etapas da matrícula institucional de selecionados na Chamada Regular do SISU 2021.1. Quem teve dificuldades para anexar a documentação exigida terá oportunidade nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de abril, de concluir o processo e garantir sua vaga na Universidade.

Os prazos estão estabelecidos do Edital PREG Nº 10/2021, lançado na manhã desta segunda (26), que traz um novo cronograma com mais prazo para selecionados que precisam complementar o envio da documentação ou que tiveram a documentação indeferida e não tiveram tempo de enviar recurso. As etapas de matrícula realizadas na semana passada, entre os dias 16 e 19 de abril, estão preservadas no sistema. O novo prazo permite ao candidato seguir, de onde parou, com os procedimentos de matrícula previstos no Edital.

Envio da documentação on-line - Candidatos que precisam obter aprovação da comprovação de situação socioeconômica e/ou comprovação de deficiência e/ou comprovação (Heteroidentificação) da autodeclaração de pessoa preta, parda ou indígena terão das 8 horas desta terça (27) até as 16 horas desta quarta (28) para enviar a documentação on-line pelo sistema das matrículas. O resultado das análises das documentações será divulgado até às 17 horas da quarta (28).

Matrícula Institucional para quem não vai enviar recurso - Quem obteve aprovação de todas as documentações enviadas para comprovar condições exigidas pelas cotas e candidatos da ampla concorrência terão sua matrícula institucional ( aba SISU) das 8h do dia 27/04 até às 18h do dia 28/04.

Formular recurso on-line - Já os selecionados que tiveram as avaliações indeferidas para a matrícula institucional (aba SISU) ou para comprovar situação socioeconômica e/ou deficiência e/ou Heteroidentificação terão prazo das 8 horas da terça (27) até 12 horas da quinta (29) para enviar recurso on-line também pelo site das matrículas. Os resultados dos recursos ficarão disponíveis no dia 29/04.

A matrícula institucional para candidatos das cotas com recurso deferido ocorre na sexta (30), das 8 às 12 horas.

WhatsApp_Image_2021-04-26_at_15.59.35.jpeg

Trecho do edital que cita permissão legal para formulação do recursos apenas 1 vez para cotistas de etnia e raça

Atenção!! Aprovados para as cotas de etnia e raça, que não tiveram documentação aceita pela Universidade, enviaram recurso pedindo reanálise na semana passada e o recurso foi indeferido, não terão, neste novo prazo para matrícula, a oportunidade de formular um segundo recurso. Por lei, e segundo está no ITEM 3.16 do Edital PREG – 07/2021, selecionados para cota de etnia e raça (heteroidentificação) só podem enviar recurso 1 vez. Os resultados dos recursos serão apresentados até às 20 horas da quinta (29/04).

Já para preenchimento das cotas de deficiência e critério de renda, não há, por lei, limitação da quantidade de recursos. Se o sistema habilitar o botão de recurso durante a prorrogação dos prazos da matrícula, o selecionado está apto a fazer uma nova tentativa com pedido de reavaliação de sua situação.

Recurso da Matrícula Institucional - Para candidatos de cotas com recurso deferido até o dia 29/04, e que submeterem documentação para matricula institucional na aba SISU dia 30/04, se necessário, poderão solicitar recurso de matricula institucional, ainda na sexta (30), das 8h às 23:59h. Os resultados desses recursos ficarão disponíveis dia 03 de maio, até às 18 horas.

Atenção! O novo prazo de matrículas não vai zerar no sistema os procedimentos já realizados pelos candidatos. Pelo contrário, o candidato irá dar continuidade com os procedimentos de matrícula já realizados no sistema e avançar para etapas previstas no Edital. Quem já finalizou todas as etapas de matrícula entre os dias 19 e 23 de abril e que no sistema aparece o status “Aguardando Processamento de Matrícula” não precisa fazer mais nada e nos próximos dias receberá seu número de matrícula na UFPI e poderá ingressar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA UFPI.

Matricula Curriculares - As Matrículas Curriculares (segunda etapa das matrículas, que vincula o aluno às disciplinas) terá data anunciada no Calendário Acadêmico 2021.1, ainda não disponível. Também será on-line (via portal do discente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas-SIGAA).

1ª Chamada da Lista de Espera - As vagas não ocupadas na chamada regular do SiSU nesta primeira edição de 2021 serão preenchidas com a utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU, em sucessivas convocações posteriores, por meio de Edital divulgado na página eletrônica da UFPI (www.ufpi.br). Somente após o término do prazo da prorrogação da matrícula da Chamada Regular é que a UFPI irá anunciar a 1º Chamada da Lista de Espera, no dia 5 de maio.

Início das Aulas – Conforme orienta o Calendário Acadêmico 2020.2 (vigente), divulgado pela Universidade, o provável início das aulas do Semestre 2021.1 será no dia 25 de agosto.

Dúvidas? Mande e-mail para